Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 - 11h57
Arte, dança, vídeo, esporte, cursos. Não faltou nada disso na inauguração da Casa da Juventude, na terça-feira à noite, na Avenida Mamoré, na Zona Leste. A cerimônia contou com a participação da primeira- dama Lucilene Peixoto, da chefe de gabinete da Prefeitura Miriam Saldaña, da coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Mara Araújo, do secretário municipal do Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, Agnaldo Nepomuceno, e do coordenador de Políticas para a Juventude, Samuel Pessoa.
A casa da Juventude funciona no mesmo prédio da antiga Casa Brasil, que foi reformada. Além de abrigar a sede da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, ligada diretamente ao gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, a casa vai oferecer atividades culturais, cursos profissionalizantes e até cursinho pré-vestibular, cujas inscrições iniciam hoje, numa parceria com a Universidade Federal de Rondônia.
Samuel Pessoa não escondeu a emoção ao falar da luta em se buscar condições para realizar este sonho. E lembrou sua trajetória pessoal, da infância humilde ao ingresso nos movimentos sociais, através do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua.
Antes da abertura oficial, houve apresentações de hip-hop, capoeira, muhai-thai e caratê, algumas das atividades que serão oferecidas a partir de agora gratuitamente na Casa. Além disso, diversos cursos profissionalizantes pretendem facilitar o ingresso de jovens no mercado de trabalho. “A pessoa vai sair daqui com mais dignidade, pronta para enfrentar a vida lá fora”, apontou Samuel. Os cursos ligados à criação em computador, como web design, por exemplo, chegam a custar no mercado formal até R$ 750, como lembrou Samuel. “Aqui, todos terão isso tudo sem pagar nada”, disse.
Comitê gestor
Miriam Saldaña falou da experiência nova que teve ao trabalhar com jovens, a partir da criação da Coordenadoria. “É uma outra linguagem, legítima e oportuna, que não pode ser esquecida. Hoje cumprimos esse compromisso que assumimos, atendendo à solicitação do prefeito Roberto Sobrinho. Já estou sentindo uma energia muito positiva aqui”, destacou. O prefeito, que viajou a Brasília e não pôde participar da cerimônia, também foi lembrado por Samuel, que o definiu como um “mestre em olhar para as necessidades das pessoas”, disse.
A Casa da Juventude será administrada por um comitê gestor composto de membros da coordenadoria e da sociedade civil organizada, através da Rede Portovelhense da Juventude (Reju), que vai tomar as decisões sobre as atividades a serem realizadas na casa. A intenção é trabalhar em parceria com as escolas da zona Leste, igrejas, Conselhos Tutelares e Polícia Militar.
Uma das principais incentivadoras do projeto que criou a Casa da Juventude, a primeira-dama Lucilene Peixoto também apontou a importância em se criar oportunidades para os jovens com tamanha estrutura à disposição. A Casa possui um espaço amplo, com diversas salas para cursos e produção artística. O núcleo de criação audiovisual, por exemplo, já concluiu o roteiro do documentário sobre a terceira idade, que vai se chamar “Respeitem meus cabelos brancos”. Também já está funcionando um estúdio de gravação onde os grupos jovens poderão produzir seus CDs de música.
Lucilene fez questão de levar os dois filhos ao local, e lembrou da importância em se lutar pelos nossos sonhos. Na prefeitura, a primeira-dama participou ativamente da criação da coordenadoria, destacando a importância em se criar no poder público municipal espaços destinados aos jovens e às mulheres. Mara Araújo, por sinal, parabenizou a todos pelo resultado do trabalho, ao observar tantos jovens reunidos no local participando da inauguração da Casa. Parceiro da Casa na oferta de cursos profissionalizantes, o secretário titular da Semdestur, Agnaldo Nepomuceno, também destacou a necessidade em se aplicar recursos nos jovens, como forma de se resgatar adolescentes e oferecer cidadania.
No seu chamado eixo cultural, a Casa da Juventude, vai oferecer oficinas, e também trabalhar comunicação audiovisual e inclusão digital. Na formação profissional, seu terceiro eixo, haverá cursos de montagem e manutenção de micro computadores, informática básica e avançada, web design, cabeleireiro, manicure e pedicure. No final, todos se concentraram numa oração comandada por um pastor convidado especialmente para a cerimônia.
Fonte: Robinson Gambôa
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), encaminhou uma Indicação ao Governo do Estado, com
Um momento histórico para a cultura rondoniense foi registrado na Assembleia Legislativa de Rondônia com a entrega do voto de louvor às agremiações