Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Presidente de Assembléia Legislativa de RO permanecerá preso


A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu a liminar (HC 89417) requerida pelo presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, deputado estadual José Carlos de Oliveira. Sua defesa pretendia obter a imediata soltura do parlamentar, preso durante a "operação Dominó" da Polícia Federal, devido a determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A alegação da defesa de José Carlos era de que o Superior Tribunal de Justiça seria incompetente para decretar sua prisão, devido à sua imunidade parlamentar, prevista no artigo 53, parágrafo 3º, combinado com o parágrafo único do artigo 27, ambos da Constituição Federal.

A relatora, ministra Cármen Lúcia, observou em sua decisão que a competência do STJ foi devidamente motivada, como medida eficaz para a finalização dos trabalhos de apuração e punição do envolvimento de autoridades que detém prerrogativa de foro. A ministra ressaltou que, deste modo, o parlamentar também fica sujeito ao processamento e julgamento perante o STJ.

“Não se há admitir, portanto, na fase estrita de exame de medida liminar, como imprópria, inadequada ou equivocada a competência exercida para o ato que se põe em apreciação na ação impetrada [HC]”, afirmou a ministra. Por fim, Cármen Lúcia indeferiu a liminar.

Fonte: STF

Mais Sobre Política

UHE Jirau doa ônibus para colégio tiradentes de Jaci-Paraná

UHE Jirau doa ônibus para colégio tiradentes de Jaci-Paraná

Veículo será utilizado no transporte de alunos do Colégio para o Centro de Ciência e Tecnologia em Nova Mutum Paraná

ALE discute volta de vigilantes nas escolas de Rondônia

ALE discute volta de vigilantes nas escolas de Rondônia

Desde 2013 a segurança dos colégios é feita por monitoramento eletrônico

Servidores da ALE beneficiados com reajuste salarial

Servidores da ALE beneficiados com reajuste salarial

Mesa Diretora aprova projetos que beneficiarão servidores efetivos da ALE

TJRO adquire solução integrada com produtos Google

O Tribunal de Justiça de Rondônia aderiu à Ata de Registro do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, para aquisição de solução integrada de colab