Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Presidente da Assembleia Laerte Gomes visita APAC de Ji-Paraná


Presidente da Assembleia Laerte Gomes visita APAC de Ji-Paraná - Gente de Opinião

Deputado se comprometeu a destinar recurso de emenda parlamentar para apoiar a entidade

Na última semana, o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) esteve na unidade da Associação de Proteção de Assistência ao Apenado (Apac) de Ji-Paraná. O deputado estava acompanhado da promotora de Justiça da área de Execução Penal, Eiko Araki, uma das principais incentivadoras da implantação da entidade e do juiz da Segunda Vara Criminal de Execução Penal da Comarca, Edewaldo Fantini Junior.

Durante a visita, Laerte disse ter ficado impressionado com o trabalho conjunto realizado entre Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Governo do Estado e sociedade de Ji-Paraná. Ele se comprometeu a alocar recurso de suas emendas parlamentares individuais para a aquisição de uma van para atender a administração da entidade.

“E quero convidar os demais deputados para também visitarem a Apac e, assim como eu, conhecerem de perto esse belíssimo projeto que adota uma metodologia inovadora e eficaz, capaz de ressocializar os condenados e inseri-los na sociedade”, ressaltou o presidente da ALE.

Inaugurado em março de 2018, sendo o primeiro da região norte, o Centro de Reintegração Social da Apac de Ji-Paraná tem capacidade para 40 apenados no regime fechado e 40 no semiaberto.

De acordo com a promotora Eiko Araki, trata-se de projeto encabeçado pela ONG Italiana AVSI, que obteve apoio da União Europeia para a expansão das Apacs no Brasil, sendo Rondônia um dos estados contemplados.

O modelo vem funcionando com êxito em 141 cidades de seis estados brasileiros. A promotora Eiko Araki, além de ser a protagonista no estímulo à implantação da Apac em Ji-Paraná, conduziu os primeiros trabalhos de estudo da metodologia com os futuros recuperandos.

“Podemos dizer que a Apac é um modelo de humanização do sistema penitenciário, com um engajamento social muito importante que diz respeito a reforçar a atuação das Apacs na defesa dos direitos humanos dos condenados, promovendo um salto de escala da experiência e da sua metodologia como política pública no Brasil”, definiu a promotora.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

Deputada Ieda Chaves garante segurança com gerador de energia cirúrgica para o Hospital Santa Marcelina

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça

Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Uma solenidade marcada por fé, unidade e compromisso com a sociedade marcou o lançamento oficial da Marcha para Jesus 2025, nesta segunda-feira (14)

Gente de Opinião Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)