Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Presidente da Assembleia Laerte Gomes visita APAC de Ji-Paraná


Presidente da Assembleia Laerte Gomes visita APAC de Ji-Paraná - Gente de Opinião

Deputado se comprometeu a destinar recurso de emenda parlamentar para apoiar a entidade

Na última semana, o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) esteve na unidade da Associação de Proteção de Assistência ao Apenado (Apac) de Ji-Paraná. O deputado estava acompanhado da promotora de Justiça da área de Execução Penal, Eiko Araki, uma das principais incentivadoras da implantação da entidade e do juiz da Segunda Vara Criminal de Execução Penal da Comarca, Edewaldo Fantini Junior.

Durante a visita, Laerte disse ter ficado impressionado com o trabalho conjunto realizado entre Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Governo do Estado e sociedade de Ji-Paraná. Ele se comprometeu a alocar recurso de suas emendas parlamentares individuais para a aquisição de uma van para atender a administração da entidade.

“E quero convidar os demais deputados para também visitarem a Apac e, assim como eu, conhecerem de perto esse belíssimo projeto que adota uma metodologia inovadora e eficaz, capaz de ressocializar os condenados e inseri-los na sociedade”, ressaltou o presidente da ALE.

Inaugurado em março de 2018, sendo o primeiro da região norte, o Centro de Reintegração Social da Apac de Ji-Paraná tem capacidade para 40 apenados no regime fechado e 40 no semiaberto.

De acordo com a promotora Eiko Araki, trata-se de projeto encabeçado pela ONG Italiana AVSI, que obteve apoio da União Europeia para a expansão das Apacs no Brasil, sendo Rondônia um dos estados contemplados.

O modelo vem funcionando com êxito em 141 cidades de seis estados brasileiros. A promotora Eiko Araki, além de ser a protagonista no estímulo à implantação da Apac em Ji-Paraná, conduziu os primeiros trabalhos de estudo da metodologia com os futuros recuperandos.

“Podemos dizer que a Apac é um modelo de humanização do sistema penitenciário, com um engajamento social muito importante que diz respeito a reforçar a atuação das Apacs na defesa dos direitos humanos dos condenados, promovendo um salto de escala da experiência e da sua metodologia como política pública no Brasil”, definiu a promotora.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)