Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura vistoria Palácio Rio Madeira


A prefeitura de Porto Velho iniciou na terça-feira, 30, a vistoria nas três torres do Complexo Rio Madeira, o centro político administrativo do Governo do Estado, o palácio Rio Madeira, atendendo uma recomendação do Ministério Público. A previsão da secretaria municipal da Fazenda é que a inspeção seja concluída na próxima segunda-feira, 05, com a expedição de um laudo técnico.

A recomendação, feita pelo promotor de Justiça Aluildo de Oliveira Leite, da 6ª Promotoria (Habitação, Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico), foi em razão de denúncias feitas ao MPE, dando conta de que a ocupação de dois andares do prédio teria sido de forma irregular.

Por causa da denúncia, o Ministério Público emitiu também uma recomendação ao Governo do Estado, para que a ocupação fosse suspensa e o prédio desocupado até serem sanadas as irregularidades indicadas. A secretária Ana Cristina Cordeira, da Semfaz, explicou a finalidade da vistoria. “O objetivo principal é a elaboração de um relatório técnico apontando se a obra é segura, e atenda todas as exigências necessárias para receber o Habite-se da prefeitura”, disse.

A secretária lembrou que a obra do Palácio Rio Madeira que compreende cinco torres, três já concluídas e duas em fase de conclusão, que a licença para construção expedida pelo município no ano passado, venceu no último dia 07 de outubro, mas em uma reunião ocorrida na última segunda-feira, na Semfaz, ficou acertado que o Estado entrará com um pedido de renovação da licença para poder concluir a obra e também a solicitação do Habite-se para que o prédio comece a ser ocupado.

Ana Cristina lembrou ainda que, em 2010, o governo apresentou o Relatório de Impacto de Trânsito (RIT), que após a análise da secretaria municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), foi emitido relatório que pontuou algumas medidas que deveriam ser tomadas para diminuir o impacto no trânsito no entorno do empreendimento. “Esse é o momento oportuno de se fazer a revisão do documento, e verificar o que o governo já cumpriu e o que ainda não foi feito, para que sejam discutidos novos prazos, caso seja necessário. E a tendência é que a prefeitura, em conjunto com o Ministério Público, elabore um Termo de Ajustamento de Conduta para viabilizar um Habite-se parcial, pelo menos das três torres que estão prontas, enquanto o governo concluiu as outras duas”, afirmou a secretária.

O Habite-se é um documento expedido pela prefeitura que autoriza o início da utilização efetiva de construções ou edificações destinadas à habitação. É o documento que comprova que um empreendimento ou imóvel foi construído seguindo-se as exigências (legislação local, especialmente o Código de Obras do Município) estabelecidas pela prefeitura para a aprovação de projetos.

Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)