Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura vai reformar prédio histórico da antiga Câmara


Prefeitura vai reformar prédio histórico da antiga Câmara - Gente de Opinião



A Prefeitura de Porto Velho elabora projeto para restauração e reconstrução do prédio da antiga Câmara Municipal, na ladeira Comendador Centeno – Rua José Bonifácio, próximo à Biblioteca Francisco Meireles, região central da cidade. Sob responsabilidade da Fundação Cultural Iaripuna e Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), a proposta faz parte do programa de revitalização do centro histórico da capital, implantada na gestão do prefeito Roberto Sobrinho. CLIQUE E ASSISTA VÍDEO DE ABRIL DE 2009.

De acordo com a vice-presidente da Fundação Iaripuna, Berenice Simão, o projeto será encaminhado inicialmente ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e posteriormente ao Governo Federal. “Vamos pleitear recursos do PAC Cidades Históricas para investirmos na obra, já que o prédio representa muito para a cultura e a história da cidade, por ter sido uma das primeiras construções erguidas na capital, daí a sua grande importância”, afirma.Berenice adiantou que parte do edifício vai funcionar como uma espécie de memorial histórico da política municipal e a outra servirá para as atividades da Fundação Iaripuna.

Nesta semana foi realizada a limpeza, retirada de entulho e colocados novos tapumes no entorno do prédio da antiga Câmara Municipal. “Vamos manter o local limpo e bem iluminado para evitar a ação de vândalos. Também estamos planejando algumas atividades artísticas e culturais a serem realizadas em frente ao prédio”, declarou Berenice.

História

O professor e historiador Abinael Machado de Lima informa que prédio estilo sobrado foi construído no início do século XX para ser a residência da família do comerciante português João Soares Braga. No dia 13 de maio de 1924, o prédio foi comprado pelo então superintendente do município (cargo equivalente a prefeito) Joaquim Augusto Tanajura para ser a sede do poder executivo. Com juros e reformas, o sobrado custou cerca de 15 milhões de Réis, que era a moeda da época, segundo a historiadora Yeda Borzacov informa no livro “Porto Velho 100 anos de História”, lançado em 2007.

Seis meses após o fechamento do negócio, no dia 15 de novembro do mesmo ano, o prédio tornou-se oficialmente a sede da superintendência de Porto Velho, conforme o livro assinado por Yeda Borzacov. Abimael Machado também afirma que durante quatro décadas a prefeitura funcionou no local. Em 1964, mudou-se para o prédio atual, na Rua Dom Pedro II.

Além da Câmara de Vereadores, o edifício também foi sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Corpo de Bombeiros, Batalhão Feminino da Polícia Militar, estação termoelétrica da Prefeitura e várias associações.

Fonte: Augusto José
Fotos: Frank Nery

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)