Quinta-feira, 15 de março de 2012 - 12h37
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), realizará uma nova campanha na região central da cidade, com objetivo de conscientizar lojistas e a população em geral a não jogarem lixo na rua. O acúmulo de sujeiras nas calçadas e nas vias públicas, como embalagens plásticas, papelão e materiais de propaganda, dentre outros, tem contribuído não somente para deixar a cidade mais suja, como também para entupir a rede de drenagem, o que pode provocar alagações.
Conforme o secretário adjunto da Semusb, Emanuel Nery, o centro da Capital tem um programa regular de limpeza, varrição e retirada de entulhos diariamente, mesmo assim, a Prefeitura não dá conta de manter o setor totalmente limpo, devido à falta de conscientização das pessoas que preferem jogar toda sujeira nas ruas. “Os garis varrem as ruas todas as noites e as caçambas ficam até as 5 horas da madrugada recolhendo os entulhos”, declarou.
O secretário afirma que tanto os lojistas quanto os transeuntes não têm motivo para jogar a sujeira em via pública, pois recentemente foram instaladas cerca de 400 lixeiras nas principais vias centrais, como a sete de Setembro, Carlos Gomes e Dom Pedro II, dentre outras. “Na Sete de Setembro, por exemplo, instalamos uma lixeira a cada 40 metros, mas muitos insistem em continuar jogando o lixo de qualquer maneira, prejudicando a cidade e as demais pessoas. Falta educação, respeito com o meio ambiente e consciência”, enfatizou Emanuel Nery.
Também lamentou o fato de que muitas lixeiras já foram destruídas em atos de vandalismo e outras furtadas. “Pelo menos 40 lixeiras foram levadas por pessoas desconhecidas. Lamentamos esse fato, pois também contribui para com o acúmulo de sujeira nas ruas”. Lembrou que o lixo jogado nas ruas é a causa de muitas alagações nos centros urbanos.
Panfletagem
De acordo com o adjunto da Semusb, duas campanhas de distribuições de panfletos já foram feitas na região central de Porto Velho explicando como tratar o lixo e qual a responsabilidade da Prefeitura e dos moradores. “Estamos preparando uma nova campanha”, frisou. Emanuel Nery informou que a lei federal, o Código de Postura do Município e a lei ambiental tratam da questão do lixo e estabelecem penalidades para quem suja as ruas. “É bom lembrar que os infratores poderão ser enquadrados tanto na esfera federal quanto na municipal”, alertou.
Emanuel Nery adiantou que uma nova cartilha com objetivo de conscientizar os moradores sobre o destino dos resíduos sólidos já está sendo preparada. “Vamos massificar sua divulgação de porta em porta no centro da Capital e fazer uma grande divulgação através dos meios de comunicação”, disse. O secretário declarou que é dever do cidadão acondicionar o lixo em sacos plásticos em deixá-lo em local apropriado para ser coletado.
Carros
Explicou que a prefeitura, através da empresa contratada, é quem dá o destino final aos resíduos. Neste sentido, já determinou que a empresa compre novos caminhões para regularizar a coleta, conforme estabelecido no calendário, em todos os bairros. “Mas, o povo precisa se envolver. É necessário que a sociedade abrace essa idéia como um propósito de todos e não somente da Prefeitura”, finalizou.
Fonte: Augusto José
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),