Domingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura realiza várias ações na Zona Rural e Distritos


Apesar do inverno amazônico, a prefeitura de Porto Velho, através da coordenaria de Estradas Rurais, ligada à secretaria municipal de Obras (Semob), está com várias frentes de trabalho na Zona Rural e Distritos do município. Neste momento, os homens e máquinas da prefeitura estão na Colônia Viçosa, também conhecida por Colônia dos Japoneses e Treze de Setembro; na Linha 31 de Março no distrito de Jacy-Paraná; na linha Eletrônica, que dá acesso à localidade de Rio Pardo; nos Ramais do Ferrugem, do Abacaxi e do Travessão, todos no distrito União Bandeirantes e no Assentamento Joana D’Árc, na recuperação das Pontes do João do Cordão e do Zé do Ferro.

“O prefeito Roberto Sobrinho tem uma relação muito próxima com as comunidades que residem e trabalham na região Rural de Porto Velho e nos Distritos. Isto se deve à atenção que o prefeito tem com as necessidades da população e realiza várias ações diretas ou em parceria com as comunidades. Devido a este período chuvoso as ações de prevenção e de recuperação das estradas são fundamentais para que as famílias não fiquem isoladas e também para que a prefeitura mantenha o transporte escolar e de produção agrícola, que abastece a capital e região”, explicou Regina Gonzaga, coordenadora de Estradas Rurais.

Ações

Na Colônia Viçosa, inicialmente o projeto era preventivo para suportar o inverno amazônico, mas está sendo realizada uma ação completa nos 25 quilômetros da estrada. A meta é de limpeza central e lateral da via; construção de aterros; substituição de bueiros; patrolamento primário, entre outras. O presidente da Associação dos Agricultores e Moradores das Colônias Viçosa, Graça e Treze de Setembro – Agromvigatres, Lázaro Costa Gonçalves, avalia o resultado da atuação da prefeitura no local. “Os investimentos feitos pela prefeitura nesta área são inéditos, nenhuma outra administração se preocupou com as famílias que moram aqui e que precisam de uma estrada em condições, principalmente na época da chuva, quando nós somos muito penalizados para transportar nossos produtos”, disse o presidente.

No distrito de Jacy-Paraná, o trabalho está sendo realizado na Linha 31 de Março, onde a ação é idêntica a da Colônia Viçosa, incluindo o revestimento primário. Na localidade do Rio Pardo, a Semob está enviando maquinários para realizar os tapa-buracos na linha Eletrônica e na recuperação de pontes. Esta linha fica dentro da Floresta Nacional do Bom Futuro e é fundamental para os moradores daquela região. Em União Bandeirantes o trabalho é muito amplo e de grande importância para dezenas de famílias de agricultores que residem naquela região. A prefeitura abriu mais de 20 quilômetros de estradas novas, sendo 9 quilômetros no Ramal do Ferrugem, 7 quilômetros no Ramal do Abacaxi e 4 quilômetros no do Travessão, neste estão sendo terminados os últimos 400 metros. “Estas novas estradas são antigas reivindicações daquela comunidade, mas por se tratar de uma área de preservação a prefeitura não podia atuar. Porém, o prefeito Roberto Sobrinho, atendendo aos agricultores, pediu ao Ministério Público que autorizasse a realização deste projeto para poder realizar o atendimento dos serviços básicos de saúde e de educação para as famílias. O MP autorizou e agora, provavelmente no final de janeiro, o prefeito fará a entrega desta obra”, destacou Regina.

Saúde e Educação

Nestes ramais existem cerca de 270 lotes, mas devido à falta de estradas apenas 100 a 150 famílias estão residindo naquela região. Destas famílias, a secretaria municipal de Educação (Semed) atende a 58 estudantes e a secretaria municipal de Saúde (Semusa) está presente com o Programa da Saúde Familiar. Com a abertura destas estradas a expectativa é do retorno de outras famílias aos lotes, que também utilizarão as Escolas, o transporte escolar, do material de construção e do plantio nos novos lotes, além da produção agrícola.

No Assentamento Joana D’Árc, a coordenadoria está desenvolvendo ações em conjunto com a comunidade para a recuperação de duas pontes sobre o Bate-Estaca. Uma é a Ponte do João do Cordão, distante 40 quilômetros e a outra é a Ponte do Zé do Ferro, localizada a 55 quilômetros. Para a recuperação das pontes a prefeitura fez o aterro e está doando o material, e também, entrando com o serviço de maquinário. A comunidade fornecerá as madeiras e a mão de obra. Estas pontes são fundamentais para as famílias daquela região para escoar a produção e para a prefeitura realizar o atendimento básico de educação e saúde. Originalmente esta obra deveria ser realizada pelo Incra, mas a comunidade buscou mais uma vez o apoio da prefeitura para não ficar isolada de Porto Velho.

Fonte: Fabrícius Bariani
 

Gente de OpiniãoDomingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia

Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia

O deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos) concedeu voto de louvor à empresa Ciclo Cairu, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres

Para solucionar uma lacuna existente há anos no atendimento 24 horas pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a deputada est

Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia

Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia

Atendendo a um pedido do presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Cost

Governador Cel. Marcos Rocha assume presidência da Federação União Progressistas e União Brasil em Rondônia

Governador Cel. Marcos Rocha assume presidência da Federação União Progressistas e União Brasil em Rondônia

O governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, assumiu a presidência estadual da Federação União Progressistas e União Brasil nesta quinta-feira (28),

Gente de Opinião Domingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)