Quarta-feira, 23 de novembro de 2011 - 12h55
A prefeitura de Porto Velho realizará na próxima sexta feira (25), às 8h, o Seminário Intermunicipal “Promovendo a Educação Inclusiva. O evento coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) terá início às 8 horas, no Teatro Banzeiros. De acordo com a secretária Maria de Fátima Ferreira, o ponto principal do seminário será a apresentação de trabalhos de conclusão de cursos (TCC) de especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Conforme a chefe da Divisão de Educação Especial, Conceição Maria de Araújo, o seminário vai proporcionar aos educadores discussões e reflexões a respeito do redimensionamento das práticas pedagógicas, “consolidando e efetivando escolas socialmente inclusivas”. A especialização tem a finalidade de capacitar professores para atuarem em salas de recursos multifuncionais nas escolas municipais, cujo atendimento é direcionado aos alunos especiais. Eles também poderão identificar necessidades e habilidades de crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades (superdotação).
A Semed informou que 20 educadores fizeram a especialização através de parceria da prefeitura de Porto Velho com o Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional da Educação Básica (FNDE) e Universidade Federal do Ceará. Depois de quase dois anos de estudos, eles agora vão apresentar o TCC e mostrar que estão capacitados também para executar recursos pedagógicos e de acessibilidade, garantindo que os alunos com necessidades e habilidades especiais permaneçam no sistema regular de ensino.
O objetivo da prefeitura é oferecer educação de qualidade para todos e assegurar a inclusão educacional dos alunos, que são o público alvo da educação especial no “âmbito do Município Pólo e em municípios de área de abrangência como Buritis, Cacaulândia, Machadinho D’Oeste e Monte Negro”.
Avanços
Em Porto Velho, a gestão do prefeito Roberto Sobrinho sempre primou pela educação inclusiva. Dados divulgados pela Divisão de Educação Especial da Semed revelam que mais de três mil professores municipais já foram capacitados desde a implantação do programa e 22 escolas contam com salas de recursos multifuncionais, devidamente preparadas e equipadas para atender as crianças especiais, que treinam suas habilidades no horário contrário às aulas.
A prefeitura também dispõe de uma equipe itinerante que visita as escolas e realiza oficinas prestando orientações sobre educação especial. Como resultado desse trabalho, o atendimento aos alunos especiais saltou de dois alunos para cerca de 500 na atual administração.
Fonte: Augusto José
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar
O deputado estadual Eyder Brasil (PL) é autor do projeto de lei que cria a Delegacia Especializada em Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes