Quarta-feira, 27 de janeiro de 2010 - 16h41
O mutirão de combate a Dengue, que já foi realizado em todos os bairros da capital, volta agora a ser realizado no bairro Ulisses Guimarães, nesta quarta feira, 27, com abertura às 08:00hs, na Policlínica José Adelino da Silva. Entre os apoios que os organizadores estão tendo de vários órgãos municipais, está o da secretaria municipal de Serviços Básicos que disponibilizará um caminhão especialmente para recolher o lixo que os moradores vão produzir ao identificarem possíveis criadouros do mosquito da Dengue.
Os mutirões têm sido realizados com o apoio incondicional das comunidades e dos estudantes. Agentes de saúde, acadêmicos de faculdades parceiras, orientam os moradores para os cuidados básicos com a prevenção da Dengue. Uma das preocupações da prefeitura é o período de chuva que tende a aumentar a proliferação do mosquito e por causa disso os mutirões já foram realizados em todos os bairros da capital, através da secretaria municipal de Saúde.
Os participantes vão de casa em casa, orientando e distribuindo panfletos sobre as precauções contra a Dengue. “Por incrível que pareça, mesmo com tantos apelos, com campanhas institucionais no rádio e na televisão que alertam sobre a necessidade da prevenção, algumas pessoas ainda não tomaram consciência dos perigos da doença e durante os mutirões, muitos criadouros da larva do mosquito da dengue ainda têm sido encontrados” afirma o secretário municipal adjunto de Saúde, Luis Eduardo Maiorquim.
O mutirão contra a Dengue faz parte das ações do Plano de Contingência da Dengue, elaborado pela Semusa, no qual a principal participação é a dos moradores. A equipe formada por servidores da secretaria municipal de saúde, da policlínica do bairro José Adelino, técnicos da Funasa, agentes de saúde, técnicos de enfermagem e agentes comunitários vão visitar as casas, distribuindo panfletos e muitas orientações para que a população seja conscientizada da participação importante que cada um tem no combate ao mosquito. Durante as atividades, os técnicos também realizam inspeções sanitárias, nos reservatórios e caixas d’agua, fazendo o devido tratamento quando necessário.
O mutirão de todos
Várias outras pessoas estão envolvidas na operação, entre técnicos e profissionais da saúde. O mutirão contra a Dengue será realizado também, no dia 13 de fevereiro, nos bairros Mariana, Ronaldo Aragão, Jk I e II, Tancredo Neves.
A diretora da Unidade de Saúde do bairro Ulisses Guimarães, Delcy Costa espera uma boa participação da comunidade.“O que nós queremos, muito mais que apenas orientar, é que a população tome consciência de que cada um deve fazer a sua parte e colocar em prática as ações de prevenção contra o mosquito da Dengue, esse é o verdadeiro propósito do mutirão”, alerta a diretora.
A colaboração dos moradores é muito importante para que o mutirão tenha um bom resultado. Todos os profissionais envolvidos esperam que os moradores colaborem com as ações dos agentes, uma vez que a maior beneficiada é a população e que a partir desta iniciativa da prefeitura municipal, todos pratiquem as recomendações para evitar a proliferação da Dengue.
Fonte: Nara Vargas
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c

Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero
A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou, de forma remota, de uma audiência pública no distrito de Extrema, em Porto Velho, que
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)