Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura realiza Capacitação sobre as Violências para os profissionais da saúde


 
A prefeitura municipal de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa) está realizando esta semana uma Capacitação sobre Vigilância das Violências, para os técnicos das unidades de saúde municipais, estaduais, federal, públicas e privadas. O evento vai até esta quinta-feira, 17, na Fatec.

O objetivo do evento é capacitar técnicos das Unidades de Saúde em vigilância das violências doméstica, sexual e outras violências interpessoais. Durante a capacitação já foi abordada a tipologia das violências e o quadro estatístico em Porto Velho. O coordenador da Rede Municipal de enfrentamento à violência contra criança e adolescente e Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Cássio Alves Luz, apresentou a Rede Municipal de enfrentamento à violência contra criança e adolescente.

Também estão sendo discutidos alguns temas trabalhados pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, do Centro de Referencia ao atendimento a Mulheres Vítimas de Violência, do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher, da Rede Municipal de enfrentamento à violência contra mulher e da Maternidade Municipal Mãe Esperança.

Nesta quarta-feira os trabalhos iniciaram com a apresentação de Delcy Mazarello, representante do Conselho Municipal do Idoso, que falou sobre a rede de enfrentamento à violência contra o idoso. A pesquisadora do Observatório/UNIR/CNPq Roselaine Keffer Delfino apresentou as ações dos Observatórios de Violências em Rede Mundiais, e ainda uma análise da Situação de Saúde de Porto Velho/RO realizada por técnicos da Semusa.

Na quinta-feira a técnica da Semusa Régia Martins apresentará um assunto em alta na Capital, a situação das Violências e Acidentes em Porto Velho/RO e a representante da Policia Rodoviária Federal (PRF) Neusa Maria Mathiazzo falará sobre segurança no trânsito.

O secretário municipal de Saúde Williames Pimentel falou sobre os esforços entre todas as instituições que participam do evento, no intuito de minimizar os vários tipos de violências. “Nós precisamos desta troca de informações, desta integração das instituições, para que possamos cada vez mais implantar ações que contribuam para a diminuição dos índices dos vários tipos de violências.”

Fonte:Aurimar Lima

Por: Aurimar Lima
Foto: FrankNéry

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)