Sexta-feira, 16 de novembro de 2012 - 11h09
A Prefeitura de Porto Velho, por meio do Programa Uso Campeão, criado para regularizar a situação fundiária das famílias que tem a posse do terreno, mas não possui o título de domínio do imóvel, protocolou na Justiça mais 500 ações de usucapião, nesta quarta-feira,14. A entrega dos documentos foi feita pelo prefeito Roberto Sobrinho, ao presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargadorRoosevelt Queiroz, acompanhado pelo corregedor geral do TJRO, desembargador Miguel Mônico.
Participaram também do encontro no gabinete do presidente do TJ RO, o secretário municipal de Regularização Fundiária, Ian Kléber, o coordenador municipal do programa, Alexandre Paiva Calil, os advogados da Semur, Gillyard Leite, Luana Gorayeb e Flávia Ramos, o defensor público, Marcus Edson de Lima, responsável pelo acompanhamento dos processos pela Defensoria Pública, entre outros.
Segundo o Prefeito Roberto Sobrinho, com estas são totalizadas 1750 ações na justiça. Trabalho realizado pela prefeitura para facilitar a vida da população. “São mais 500 ações, totalizando 1750. “Creio que o próximo prefeito vai dar continuidade ao trabalho que temos desenvolvido. A Semur foi um grande ganho para a cidade. Ela não é permanente, quando a criamos começamos pensando em regularizar apenas as áreas ocupadas que pertenciam a União. No meio do caminho fomos descobrindo localidades onde era necessária a regularização. Identificamos 23 locais. Estamos no processo de regularização também de União Bandeirante, Jacy-Paraná e Nova Califórnia”, afirma.
De acordo com o Desembargador Roosevelt Queiroz, a iniciativa da prefeitura está facilitando a vida de muitos portovelhenses. “Estamos gratos pelo desempenho da administração pública em observar a necessidade da população e buscar sanar seus problemas”, disse.
O defensor público, Marcos Lima, diz que as ações realizadas pela prefeitura estão servindo de referência para outras cidades. “A forma como esta trabalhando está servido como referência. É o caso da defensoria de Belém, Rio de Janeiro. E mesmo que não seja dada continuidade no âmbito municipal, como defensor público compro essa ideia, pois é um retorno muito bom para a sociedade”, comenta.
Moradia
As ações, desta vez, são dos bairros Aponiã e Cohab, Castanheira e Cidade Nova. O Programa Uso Campeão foi criado pelo prefeito Roberto Sobrinho para atender às famílias de Porto Velho, com posse e moradia consolidada em áreas de titularidade privada, visando orientação, bem como, assistência jurídica gratuita em parceria com a Defensoria Pública, para efetivar o encaminhamento de ações de usucapião e acompanhamento junto ao Poder Judiciário.
Fonte: Rebeca Barca
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)