Porto Velho (RO) sábado, 25 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura promove Seminário para explicar direitos à moradia


 
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Semur), realizou na tarde desta quinta feira (21), o Seminário Direito à Moradia. O evento que aconteceu no teatro Banzeiros foi direcionado às famílias carentes inseridas no Projeto Igarapé Santa Bárbara, que moram em áreas de risco e por isso receberão novas casas doadas pela prefeitura.

De acordo com a diretora do departamento de habitação da Semur, Solange Carvalho, o Projeto Igarapé Santa Bárbara vai atender 240 famílias em situação de vulnerabilidade social, nos bairros baixa da União e Triângulo, próximo à margem direita do rio Madeira. Todos os anos as famílias sofrem com as inundações, mas isso logo fará parte do passado. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, afirma.

A coordenadora do Projeto Santa Bárbara, Elenir Nunes, disse que o seminário foi promovido para explicar às famílias, seus direitos e deveres nas novas habitações, um conjunto de apartamentos que está sendo construído na Estrada de Santo Antônio, bairro Triângulo, denominado Empreendimento Triângulo. “As moradias deverão ser entregues até 31 de dezembro”, acrescentou.


Novos Seminários

Haverá outros Seminários para dar maiores informações às famílias beneficiadas, para que o impacto da mudança seja o menor possível. Um deles vai tratar da educação ambiental, especialmente sobre o recolhimento do lixo doméstico. No outro haverá a escolha do síndico do condomínio, informa Elenir Nunes.

Conforme assistente social da Semur, Elizane Espíndola, a prefeitura está planejando e organizando a transferência dessas famílias para as novas habitações. Uma empresa especializada em mudanças e contratada pelo município vai executar os serviços sem qualquer custo para os moradores. Cada apartamento é composto de dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem.


Outros Projetos

O Projeto Igarapé Santa Bárbara faz parte de um grande Programa Social e de Habitação da prefeitura, que visa retirar todas as famílias carentes das áreas de risco. Ele está dividido em dois empreendimentos - Triângulo e Mato Grosso -. Este último está sendo construído na Rua Raimundo Cantuária, no mesmo bairro e vai atender outras 144 famílias, totalizando 384 moradias. “É importante enfatizar que essas famílias continuarão morando no mesmo bairro de suas antigas casas, mas com qualidade superior”, acrescenta Elenir Nunes.

Também está em andamento os projetos Igarapé Grande e Igarapés Gerais, que atenderão outras famílias que correm os mesmos riscos. Para impedir que haja novas ocupações ou que os moradores retornem ao local, a prefeitura vai urbanizar o espaço de onde as famílias serão retiradas. No Triângulo, por exemplo, será construído o Parque das Águas.

Fonte:  Augusto José
 

Mais Sobre Política

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Na tarde do dia 23/06 o deputado estadual Marcelo Cruz entregou o Voto de Louvor aos Mestres e Professores Capoeiristas do Estado de Rondônia, em re

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Na tarde desta quinta-feira (23), o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos) recebeu a visita do cônsul-geral da Itália, Dom

Sessão Solene da Assembleia homenageia forças de segurança

Sessão Solene da Assembleia homenageia forças de segurança

O deputado estadual Alex Silva (Republicanos) foi o proponente da sessão solene para outorgas de Voto de Louvor e entrega de medalhas do Mérito Legi

Deputada Mariana Carvalho entrega caminhões-pipa a Vale do Anari, Machadinho e Campo Novo de Rondônia

Deputada Mariana Carvalho entrega caminhões-pipa a Vale do Anari, Machadinho e Campo Novo de Rondônia

A deputada federal licenciada Mariana Carvalho realizou nesta semana a entrega de caminhões-pipas para os municípios de Vale do Anari, Machadinho do O