Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura promove Seminário para explicar direitos à moradia


 
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Semur), realizou na tarde desta quinta feira (21), o Seminário Direito à Moradia. O evento que aconteceu no teatro Banzeiros foi direcionado às famílias carentes inseridas no Projeto Igarapé Santa Bárbara, que moram em áreas de risco e por isso receberão novas casas doadas pela prefeitura.

De acordo com a diretora do departamento de habitação da Semur, Solange Carvalho, o Projeto Igarapé Santa Bárbara vai atender 240 famílias em situação de vulnerabilidade social, nos bairros baixa da União e Triângulo, próximo à margem direita do rio Madeira. Todos os anos as famílias sofrem com as inundações, mas isso logo fará parte do passado. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, afirma.

A coordenadora do Projeto Santa Bárbara, Elenir Nunes, disse que o seminário foi promovido para explicar às famílias, seus direitos e deveres nas novas habitações, um conjunto de apartamentos que está sendo construído na Estrada de Santo Antônio, bairro Triângulo, denominado Empreendimento Triângulo. “As moradias deverão ser entregues até 31 de dezembro”, acrescentou.


Novos Seminários

Haverá outros Seminários para dar maiores informações às famílias beneficiadas, para que o impacto da mudança seja o menor possível. Um deles vai tratar da educação ambiental, especialmente sobre o recolhimento do lixo doméstico. No outro haverá a escolha do síndico do condomínio, informa Elenir Nunes.

Conforme assistente social da Semur, Elizane Espíndola, a prefeitura está planejando e organizando a transferência dessas famílias para as novas habitações. Uma empresa especializada em mudanças e contratada pelo município vai executar os serviços sem qualquer custo para os moradores. Cada apartamento é composto de dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem.


Outros Projetos

O Projeto Igarapé Santa Bárbara faz parte de um grande Programa Social e de Habitação da prefeitura, que visa retirar todas as famílias carentes das áreas de risco. Ele está dividido em dois empreendimentos - Triângulo e Mato Grosso -. Este último está sendo construído na Rua Raimundo Cantuária, no mesmo bairro e vai atender outras 144 famílias, totalizando 384 moradias. “É importante enfatizar que essas famílias continuarão morando no mesmo bairro de suas antigas casas, mas com qualidade superior”, acrescenta Elenir Nunes.

Também está em andamento os projetos Igarapé Grande e Igarapés Gerais, que atenderão outras famílias que correm os mesmos riscos. Para impedir que haja novas ocupações ou que os moradores retornem ao local, a prefeitura vai urbanizar o espaço de onde as famílias serão retiradas. No Triângulo, por exemplo, será construído o Parque das Águas.

Fonte:  Augusto José
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)