Quarta-feira, 4 de março de 2015 - 12h40
A Biblioteca Francisco Meirelles realiza a palestra 'Barreiras das Pessoas com Deficiência Visual: Discutindo a problemática sobre inclusão social', no dia 12 de março, às 14 horas, no auditório da instituição, localizado na Rua José do Patrocínio nº 200, Centro. O curso é voltado para acadêmicos de letras, pedagogia, educação especial, pós-graduação em docência e interessados em buscar melhorias para este grupo.
Para Lucileyde Feitosa, administradora da Biblioteca, a principal motivação da palestra foi constatar um número relevante de usuários deficientes visuais e detectar que os mesmos passavam por dificuldades, principalmente, quanto à inserção no mercado de trabalho. “Alguns usuários nos procuraram em busca de auxílio quanto a ofertas de emprego para deficientes em diversos setores na cidade e, ao participar dessa ajuda, descobrimos que o mercado de Porto Velho não está preparado para ter funcionários deficientes visuais. Ainda tem muito preconceito. Então, queremos sensibilizar a população sobre essa temática e apresentar a contribuição da Biblioteca no fortalecimento de políticas inclusivas na cidade.
A palestra será ministrada pela professora Leoni Frazão, experiente na área de trabalho com cegos e baixa visa, e a psicóloga Valdeci Barbosa que compartilhará seu depoimento de vida e a problemática da inclusão social. Os participantes do evento vão receber o certificado emitido pela empresa Taletos Prime. As inscrições são gratuita e podem ser feitas pelos telefones 3901 3029 ou 3901 3030 até o dia 09 de março.
Dois mil títulos
A biblioteca Francisco Meirelles possui uma sala exclusiva para Deficientes Visuais, conhecida pelos usuários como 'Sala em Braile'. Ela tem dois mil títulos entre impressos e em áudio. “São livros atualizados e diversificados. Recebemos materiais da Fundação Dorina Nowill para cegos, do Instituto Benjamin Constant, do Rio de Janeiro, da Fundação Bradesco e outros parceiros”, finaliza a administradora.
Alerta
Existem pessoas que já nascem sem a visão, outras adquirem a cegueira durante a vida, mediante hábitos ou fatores externos. Algumas doenças contribuem para esta perda como o Glaucoma avançado, o Diabetes, deficiência de vitamina A (principalmente em crianças), inflamação no nervo óptico e ainda uma derrame cerebral (AVC) e tumores.
Existem alguns fatores de risco para cegueira ou perda de visão como a idade, pessoas com graus altos de miopia, nascimento prematuro, trauma, pessoas que trabalham com produtos químicos e até mesmo cirurgias oculares ou neurológicas.
Fonte: Rebeca Barca
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)