Terça-feira, 13 de setembro de 2011 - 11h53
O Seminário de Políticas Públicas de Combates às Drogas, ocorrido no auditório da OAB nesta segunda-feira,12, em Porto Velho, contou com a participação do coordenador municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Samuel Pessoa, do secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel e do secretário municipal Extraordinário de Programas Especiais, Pedro Béber. O encontro ocorre todos os anos em Rondônia, promovido pela Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às drogas da Câmara dos Deputados.
Para Pessoa, o principal ponto de debates trazido ao seminário é a implantação da Lei que ainda tramita em Brasília, que determina a destinação da verba arrecadada com apreensões ligadas ao tráfico de drogas, como veículos ou mesmo dinheiro em espécie. Segundo o projeto, esses recursos deverão ser repassados aos conselhos municipais antidrogas, para suprir investimentos nos centros de recuperação de usuários de drogas. Samuel Pessoa lembrou que hoje existem seis desses centros em funcionamento em Porto Velho, todos cadastrados junto à Prefeitura e aptos a receberem recursos.
Além de Samuel Pessoa e dos dois secretários municipais, também estiveram presentes no seminário o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Ricardo Vieira, a secretária de Justiça Mirian Spreáfico, o juiz da Vara de Delitos e Tóxicos, Glodner Paulleto, os deputados por Rondônia Reginaldo Lopes e Marinha Raupp, o professor Iremar Ferreira, representando o deputado Padre Tom, o presidente do Conselho Estadual Antidrogas (Conen), Neirival Pedraça, e o deputado alagoano Givaldo Carimbão.
Ações Municipais
Na Coordenadoria da Juventude, Pessoa mantém o projeto “Nós na Prevenção”, que promove oficinas de capacitação para jovens e forma multiplicadores para atuarem no combate a uso de drogas. “Montamos uma rede de multiplicadores formada por estudantes, pessoas ligadas a igrejas, comunidades rurais e tribos urbanas, como o pessoal do skate e do hip-hop. Cada um deles atua na prevenção junto à própria família, na escola em que freqüenta e em seguida na sua comunidade”, explicou Pessoa. A prevenção atua sobre drogas ilícitas e também as lícitas, como o álcool e tabagismo.
No mês passado, o programa Nós na Prevenção promoveu também uma marcha e um festival de música para divulgar o combate às drogas. Nesse trabalho, Porto Velho faz um trabalho considerado referência no Estado. Samuel Pessoa tem ministrado oficinas em algumas cidades do interior e até no estado vizinho do Amazonas, auxiliando na implantação de conselhos municipais.
Fonte: Róbinson Gambôa
O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste
Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,
Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo
A deputada federal Cristiane Lopes realizou a entrega oficial de equipamentos ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Rio Crespo. O
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d