Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012 - 16h04
A Prefeitura de Porto Velho começa a discutir com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), no próximo 28, a proposta de aumento salarial apresentada pela categoria ao executivo municipal. A rodada de negociação ficou definida em uma reunião ocorrida nesta quinta-feira, no Palácio Tancredo Neves.
A comissão do sindicato, liderada pelo presidente da instituição, Manoel Rodrigues da Silva, o “Manoelzinho”, foi recebida pela chefe de Gabinete da Prefeitura, Miriam Saldaña; pela secretária municipal de Educação, Maria de Fátima Ferreira, pelo Secretário municipal do Planejamento e Gestão, Sérgio Pacífico; e pelo secretário municipal de administração, Joelcimar Sampaio.
Na audiência, os representantes municipais lembraram aos líderes sindicais que a política adotada pelo prefeito Roberto Sobrinho, desde o primeiro
mandato, foi a da transparência e do diálogo. Essa determinação tem proporcionado conquistas significativas, não só aos professores, mas a todos os servidores municipais. Ela também lembrou que, no caso específico dos professores, na atual administração a categoria não acumula perdas. “O prefeito tem honrado os compromissos assumidos e os profissionais da educação tem sido uma das mais valorizadas. As perdas salariais existentes são passivas das gestões municipais anteriores. E as reposições concedidas são sempre acima da inflação”, disse o secretário Sérgio Pacífico.
Ele afirmou ainda que a prefeitura não havia sentado antes com a categoria porque a prefeitura precisa antes saber o comportamento da receita nos dois primeiros meses do ano para fechar o balanço preliminar das contas do município. ”Antes de nos comprometermos com qualquer despesa futura, temos que avaliar se a captação de receita está se dando dentro do que foi estimado para o orçamento. E fazendo esse balanço também temos como saber se a meta orçamentária para o ano será atingida ou não”, explicou o secretário.
Na mesma linha, foi também os argumentos do secretário Joelcimar Sampaio, da Semad. Ele lembrou ainda que ao longo desses quase oito anos de administração do prefeito Roberto Sobrinho, os trabalhadores da educação tem recebido vários benefícios. “Os professores conquistaram muitos avanços nessa administração. E essa política de valorização tem contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino em Porto Velho”, frisou.
Ele adiantou ainda que os investimentos na valorização dos trabalhadores que atuam na educação, na rede municipal de ensino, baseiam-se em três aspectos: a formação profissional inicial, formação profissional continuada e condições de trabalho, salário e carreira.
Benefícios conquistados pelos profissionais da educação na administração do prefeito Roberto Sobrinho:
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
Fonte: Joel Elias
Foto: Medeiros
Deputado Alex Redano propõe institucionalização da Patrulha Rural como política pública em Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou Indicação ao Poder Executivo, extensiva à Secret
Assembleia Legislativa aprova crédito de mais de R$ 1,2 milhão para fortalecer o setor cultural
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão ordinária na terça-feira (23), o Projeto de Lei 1091/2025, de autoria do Poder Execu
Michelle Bolsonaro em Ji-Paraná para o encontro Juntas Transformamos o Brasil
A primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve em Ji-Paraná neste sábado (27) participou do encontro Juntas Transformamos o Brasil, promovido pelo Partid
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.