Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012 - 16h04

A Prefeitura de Porto Velho começa a discutir com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), no próximo 28, a proposta de aumento salarial apresentada pela categoria ao executivo municipal. A rodada de negociação ficou definida em uma reunião ocorrida nesta quinta-feira, no Palácio Tancredo Neves.
A comissão do sindicato, liderada pelo presidente da instituição, Manoel Rodrigues da Silva, o “Manoelzinho”, foi recebida pela chefe de Gabinete da Prefeitura, Miriam Saldaña; pela secretária municipal de Educação, Maria de Fátima Ferreira, pelo Secretário municipal do Planejamento e Gestão, Sérgio Pacífico; e pelo secretário municipal de administração, Joelcimar Sampaio.
Na audiência, os representantes municipais lembraram aos líderes sindicais que a política adotada pelo prefeito Roberto Sobrinho, desde o primeiro
mandato, foi a da transparência e do diálogo. Essa determinação tem proporcionado conquistas significativas, não só aos professores, mas a todos os servidores municipais. Ela também lembrou que, no caso específico dos professores, na atual administração a categoria não acumula perdas. “O prefeito tem honrado os compromissos assumidos e os profissionais da educação tem sido uma das mais valorizadas. As perdas salariais existentes são passivas das gestões municipais anteriores. E as reposições concedidas são sempre acima da inflação”, disse o secretário Sérgio Pacífico.
Ele afirmou ainda que a prefeitura não havia sentado antes com a categoria porque a prefeitura precisa antes saber o comportamento da receita nos dois primeiros meses do ano para fechar o balanço preliminar das contas do município. ”Antes de nos comprometermos com qualquer despesa futura, temos que avaliar se a captação de receita está se dando dentro do que foi estimado para o orçamento. E fazendo esse balanço também temos como saber se a meta orçamentária para o ano será atingida ou não”, explicou o secretário.
Na mesma linha, foi também os argumentos do secretário Joelcimar Sampaio, da Semad. Ele lembrou ainda que ao longo desses quase oito anos de administração do prefeito Roberto Sobrinho, os trabalhadores da educação tem recebido vários benefícios. “Os professores conquistaram muitos avanços nessa administração. E essa política de valorização tem contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino em Porto Velho”, frisou.
Ele adiantou ainda que os investimentos na valorização dos trabalhadores que atuam na educação, na rede municipal de ensino, baseiam-se em três aspectos: a formação profissional inicial, formação profissional continuada e condições de trabalho, salário e carreira.
Benefícios conquistados pelos profissionais da educação na administração do prefeito Roberto Sobrinho:
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
Fonte: Joel Elias
Foto: Medeiros
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)