Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura lança o 'Saúde Cidadã'


O envolvimento efetivo da população nas ações de prevenção e o controle de vários tipos de doenças, entre as quais a dengue e a febre amarela. Este é o principal objetivo do Projeto Saúde Cidadã, lançado na manhã de ontem(11) pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

O lançamento do projeto aconteceu na Igreja São Luis Gonzaga, no bairro Embratel, e reuniu autoridades, empresários, estudantes do ensino médio e universitários, representantes de várias instituições, da Igreja, de associações de bairros e a população em geral.

No período de chuvas há uma tendência maior de proliferação das doenças, por causa da formação de criadouros, devido ao acúmulo de águas da chuva. A meta é sensibilizar a comunidade da capital sobre a necessidade de cada um fazer a sua parte, obedecendo às medidas de prevenção e controle das doenças.

O Saúde Cidadã também formará agentes multiplicadores que vão   orientar a população em cada bairro, para tentar diminuir o índice de infestação do Aedes aegypti.

”Nós queremos que as pessoas entendam que o poder público cumpre as suas obrigações com mais facilidade quando tem a participação e o envolvimento de uma comunidade consciente de suas responsabilidades”, disse o secretário municipal de Saúde, Sid Orleans, acrescentando que todos os avanços na saúde do município “só têm sido possível devido a determinação do prefeito Roberto Sobrinho de colocar a saúde como uma das prioridades de sua administração”.

Segundo a diretora do departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Régia Martins, a eficácia da ação depende da participação de toda a comunidade. “Nós vamos desenvolver um trabalho não para a comunidade, mas com a comunidade e isso é que vai fazer a diferença no sucesso do Saúde Cidadã”, enfatizou.

O lançamento do projeto se tornou uma grande reunião com pessoas convidadas de vários segmentos e bairros da capital, que assistiram a palestras como noções básicas sobre vetores; o que fazer com um caso suspeito das doenças; apresentação do Programa Nacional de Combate a Dengue; vacina contra a Febre Amarela além de informações sobre todas as Unidades Básicas de Saúde do município, onde a população pode receber o tratamento.

Participaram do lançamento do projeto, a secretária de Assistência Social, Benedita Nascimento, a Coordenadora de Mulheres, Mara Regina e Valdson Pinheiro, representando o deputado Federal Eduardo Valverde.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), para deliberar projetos e também disc

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl