Segunda-feira, 27 de junho de 2011 - 12h11
Crianças, jovens e idosos do distrito de Calama, a 200 quilômetros do município de Porto Velho, comemoraram na última quinta feira (23/06), a entrega de óculos feita pela chefe de gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, Miriam Sadaña, que representou o chefe do executivo municipal e a primeira dama Lucilene Peixoto. De acordo com Miriam, a entrega dos óculos é a complementação do evento Tenda da Cidadania, projeto idealizado e organizado por Lucilene, que tem a finalidade de levar ações sociais, a regiões mais afastadas e carentes. “Em abril quando a prefeitura, sob a coordenação da primeira dama Lucilene, realizou a Tenda da Cidadania, foram realizadas dezenas de consultas oftalmológicas. E agora a gente retorna para entregar os óculos para aqueles que, no exame, foi detectada a necessidade de usá-los”, comentou.
Acompanhada pelo diretor do Departamento de Assuntos do Interior da prefeitura de Porto Velho, Francisco Tyer, do secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, José Wildes e do administrador do distrito de Calama, Antônio Castro e de São Carlos, Edinardo Medeiros, Miriam Saldaña, fez a entrega de 50 óculos, beneficiando deste total, 13 crianças e oito idosos. A chefe do gabinete do prefeito destacou que, com esta ação, a prefeitura garante mais qualidade de vida para estas pessoas. “A visão é um dos sentidos mais importantes que temos. As crianças quando sentem dificuldade para enxergar, se sentem desestimuladas, principalmente para estudar. Os idosos também sofrem muito com isto. Por isso este projeto é de grande importância para melhorar a vida destas pessoas, e eu venho em nome do prefeito e da primeira dama entregar mais este benefício que está chegando a todos em todos os lugares”, comentou.
Óculos sob medida e modernos
Miriam ressaltou que os óculos, feitos sob medida para cada beneficiado, ainda conta com um designer moderno. “No dia da consulta, durante a Tenda, as pessoas além de serem examinadas, para diagnosticar o grau que usariam, elas também escolhiam a armação, que mais achavam bonita, ou que combinavam com seu rosto. Foram vários modelos disponibilizados para esta escolha. Isto demonstra a preocupação da prefeitura em realizar um trabalho bem feito que vá realmente melhorar a qualidade de vida, levantando ainda mais a autoestima destas pessoas. São óculos com qualidade. E não como antigamente que, só porque eram gratuitos, os modelos eram bem inferiores e padronizados, o que fazia com que muita gente, mesmo sabendo do beneficio que traria, não usava”, relatou.
Maior presença
O administrador do distrito, Antônio Castro, agradeceu à prefeitura e acrescentou que somente na administração do Roberto Sobrinho, o distrito foi lembrado. “Os distritos sofrem por estarem localizados em áreas de difícil acesso. Calama é um deles. Aqui só é possível chegar por meio fluvial. Muitos administradores passaram e não deram à devida atenção as famílias que moram aqui, alegando exatamente isto. Mas o prefeito Roberto Sobrinho, tem possibilitado que muitos benefícios cheguem até nós, como escola e unidade de saúde. Por isso só temos a agradecer”, disse.
O diretor do Departamento de Assuntos do Interior da prefeitura de Porto Velho, Francisco Tyer, reforçou que um outro exemplo de que a prefeitura de Porto Velho,vem dando atenção especial aos distritos, além de ações sociais, como as realizadas nas tendas, é o apoio aos eventos da região, como o festejo de São João Batista, através da Fundação Iaripuna e ao esporte. “A prefeitura, por meio da Semes, está realizando o interdistrital, levando oportunidade para que os jovens possam através de uma competição saudável, interagirem e ainda oportunizando a descoberta de talentos, por meio do esporte”, comentou.
Mais qualidade de vida
Rodrigo Goes, de nove anos, recebeu seu óculos, e super animado, foi experimentar. “Eu nunca usei óculos, mas desde que comecei a estudar sentia dificuldade para ler e ver o que o professor escrevia no quadro. Quando fiz a consulta o médico disse que eu teria que usar óculos. Eu agora estou vendo muito melhor”, relatou.
A pequena Sheine Kíssila, de sete anos, também estava muito feliz. Com seus óculos cor de rosa, ela correu para os braços da mãe falando que agora conseguia enxergar direito. Sua mãe Sâmia da Silva, de 23 anos, também recebeu óculos. Ela não conseguia ver os objetos e letras muito próximas. Nunca tinha feito exame, mas como vinha sentindo dificuldade, procurou a oferta do serviço, durante a tenda. E o médico confirmou que precisava usar os óculos. “Agora me sinto muito bem”, disse. Dona Maria Gomes, completa o triangulo familiar. Ela é avó da pequena Sheine e mãe de Sâmia e também foi beneficiada com a ação da Tenda. “Agora nós três vamos enxergar melhor”, conta sorridente.
Rafael Soares, de 14 anos, relata que não tinha mais vontade de ir para a escola. “Era muito ruim, não conseguia ler e nem escrever direito. Agora já estou sentindo diferença”, conta. O produtor agrícola, Moacir Gomes, de 60 anos, explica que há muitos anos passou a usar óculos. “Mas fazia um bom tempo que não retornava ao médico. E durante a tenda, eu pude ser examinado e ele me disse que o grau tinha mudado. Por isso eu sentia tanta dor de cabeça”, sorri ao testar as novas lentes. O pescador Manoel Prestes, de 43 anos, reforça sobre a mudança na qualidade de vida. “Tanto a criança, o jovem, o adulto, se não tiver com a visão boa, tudo fica ruim, seja para estudar, para trabalhar. Eu sentia muita dor nos olhos, dor de cabeça, meus olhos lacrimejavam. Há uns quatro anos eu precisava retornar ao médico, mas tudo é mais difícil para quem mora longe da cidade. Só tenho a agradecer à prefeitura por esta ação, que chega em boa hora”, disse.
Fonte: Meiry Santos
Em audiência pública realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, presidida pelo senador Marcos Rogério, o deputado Ciro
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de duas importantes audiências públicas realizadas pela Comissão de Infraestrutura (
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou uma indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Saúde
Em mais uma ação voltada ao fortalecimento do setor produtivo rural, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Repub