Terça-feira, 31 de agosto de 2010 - 16h22
Dentro da política de fortalecimento da agricultura familiar e melhoria da qualidade de vida dos produtores, a prefeitura de Porto Velho entregou nesta sexta-feira (27), mais de 150 toneladas de calcário aos agricultores do projeto Joana D’Arc. Conforme o secretário de agricultura e comércio, José Wildes de Brito, 90 toneladas do produto foram entregues na Linha 11 e outras 74 na Linha 17, totalizando 164 toneladas, beneficiando 82 propriedades rurais.
A distribuição de calcário nas propriedades rurais, conforme José Wildes, faz parte do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, implantado na gestão do prefeito Roberto Sobrinho. O programa inclui trabalhos de destoca, limpeza, gradagem e incorporação de duas toneladas de calcário por hectare em cada lote. “São duas toneladas do produto para cada agricultor”, afirma o secretário. Ele acrescenta ainda, que tudo é feito com total orientação e assistência técnica por parte dos agrônomos da Semagric.
O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas prevê a destoca de um mil hectares, gradagem de dois mil hectares e incorporação de 1.200 toneladas de calcário nas propriedades rurais do município. José Wildes informa que 600 famílias de agricultores serão beneficiadas com essa ação da prefeitura.
Os próximos a serem beneficiados com a incorporação de calcário são os produtores dos ramais da Ferrugem, Abacaxi e do Getúlio, na localidade de União Bandeirantes, região de Jacy-Paraná. No local, a prefeitura executa serviços de destoca e logo em seguida faz a gradagem das terras. “Esse trabalho vem sendo intensificado desde julho último e se estende por todo o verão amazônico, já que no período das chuva é impossível levar o benefício para os agricultores”, diz José Wildes.
Queimadas
Nesta sexta-feira (27), a Semagric em conjunto com a defesa civil, secretarias de saúde (Semusa) e de meio ambiente (Sema), iniciaram uma série de reuniões com produtores rurais para conscientizá-los sobre a necessidade de reduzir as queimadas. O primeiro encontro reuniu cerca de 100 agricultores e aconteceu em União Bandeirantes.
A idéia central do Plano de Ação de Combate às Queimadas, lançado esta semana pelo prefeito Roberto Sobrinho é transformar os produtores em aliados, para ajudar o município a combater essa prática considerada crime ambiental. Os produtores recebem orientações sobre legislação ambiental e os prejuízos que as queimadas causam para o solo, a saúde e a natureza em geral.
Neste sábado (28), a reunião com agricultores para tratar das queimadas aconteceu nas comunidades de Rio Pardo e Floresta Nacional Bom Futuro. No domingo (29), pela parte da manhã, a equipe esteve em Nova Califórnia e Extrema, e à tarde, no distrito de Vista Alegre do Abunã.
Fonte: Augusto José
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)