Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura entrega certificados no Ateliê de Corte e Costura


Como parte do projeto da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdestur), em promover geração de emprego e renda, a prefeitura de Porto Velho entregou a quarenta e uma mulheres e um homem da zona sul de Porto Velho os certificados de conclusão do curso de Corte e Costura da Oficina Rosalina Carvalho. O curso teve carga horária de 180 horas. A formatura foi realizada no auditório da biblioteca Viveiro das Letras, ao lado da escola Joaquim Vicente Rondon, na noite desta quarta feira,18, e contou com a presença do prefeito Roberto Sobrinho, da primeira-dama Lucilene Peixoto, da coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Yaralinda Freitas, do secretário municipal da Semdestur, Agnaldo Nepomuceno, além dos familiares dos participantes.

A maioria das mulheres que concluíram o curso é dona de casa, na faixa dos 23 aos 57 anos, com renda familiar de um salário mínimo, e com ensino fundamental completo. Algumas já tinham certa noção de corte e costura, mas muitas nunca tinham trabalhado com essa atividade. Elas procuraram o curso para ter uma nova profissão, além de aumentar a renda e também a autoestima.

Na ocasião a oradora da turma, Irene Pinheiro de Oliveira, falou da importância do curso: “Esse curso é muito importante para cada um dos formandos pela oportunidade de crescimento profissional. Nós somos muito gratos ao prefeito Roberto Sobrinho e ao secretário Agnaldo Nepomuceno pela iniciativa de qualificar pessoas que não tinham perspectivas de uma profissão e que agora os sonhos se tornam realidade”, disse a dona de casa.

A professora do curso, Elizabeth Teodoro da Silva, ficou satisfeita com o objetivo do curso que segundo ela, foi plenamente alcançado. “O nosso objetivo era desenvolver no aluno a habilidade da costura, através de exercícios práticos para que assim pudessem buscar uma qualificação, e eles saem daqui com mais uma capacitação profissional, uma nova alternativa para aumentar sua renda familiar, e isso já justifica todo o nosso esforço” argumentou a professora.

A primeira-dama do município Lucilene Peixoto elogiou a capacidade feminina: “A capacidade das mulheres está além do preconceito. Hoje a mulher é capaz de fazer qualquer atividade profissional e este momento aqui é muito gratificante para todos nós que fizemos parte das várias ações em que o prefeito Roberto Sobrinho está sempre valorizando as mulheres e criando novas oportunidades a todas”, ressaltou. Para Yaralinda Freitas, a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres o curso transformou simples donas de casa em modistas e costureiras profissionais. “Já estão prontas para o mercado de trabalho”, disse

Liberdade

O secretário Agnaldo Nepomuceno ressaltou a importância de um curso de qualificação que beneficia um considerável quantitativo de pessoas. “Agradeço a todos os funcionários que não mediram esforços para realização do evento e lembro-me como se fosse hoje que quando criança, fui sustentado pelo fruto do trabalho de minha mãe que costurava para fora. Esse evento não representa apenas a entrega de certificados, mas sim a liberdade financeira para muitas que vão abrir o seu atelier de costuras e podem contar com a ajuda do Banco do Povo”, finalizou.

O prefeito Roberto sobrinho também agradeceu a Semdestur e aos parceiros e lembrou que de 2003 a 2004 existiam muitos desempregados no município de Porto Velho. Com a chegada das usinas, vieram muito empregos, mas não havia pessoas qualificadas para os serviços e uma das exigências para que as usinas de Santo Antônio Energia e Jirau se instalassem no município foi à qualificação de mão de obra, daí surgiram vários projetos entre eles o Acreditar que formou mais de 10 mil profissionais, e graças a essa formação hoje essas pessoas têm condições de ter emprego em qualquer lugar do país”, argumentou o prefeito dizendo que se sente muito feliz em ter possibilitado muitas oportunidades de emprego e de melhoria da qualidade de vida para a população.

Novas perspectivas

Franciele Marques da Silva tem apenas 23 anos e já sonha com seu atelier de costura. “Nosso próximo passo agora é montar o nosso espaço de trabalho, junto com a minha irmã e para isso estamos contando com a ajuda do Banco do Povo”, disse. Dona Aracy Vieira Frota tem 57 anos, foi o melhor exemplo entre os concluintes. “Nunca é tarde para aprender mais, eu já sabia costurar, e agora aprendi novas e mais modernas técnicas”, disse. Erivan Beleza Noé fez o contraponto e mostrou que corte e costura é coisa pro sexo masculino também. “Minha mãe é costureira e minha grande incentivadora. Agora, vou aproveitar tudo o que aprendi aqui e trabalhar com ela, aumentando a renda da nossa família” disse o novo costureiro.

E para mostrar que teoria e prática, para quem fez o curso, agora andam juntas, todos os concluintes compareceram à cerimônia com figurinos confeccionados por eles mesmos. Os formandos participaram de um desfile realizado no próprio auditório e foram bastante aplaudidos pelo público presente.

Fonte: Jean Carla

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)