Segunda-feira, 9 de setembro de 2013 - 18h05
Iluminação pública, drenagens e pavimentação de ruas, mobilidade urbana e economia sustentável com o reforço ao agronegócio foram alguns dos assuntos tratados pelo prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, em entrevista concedida ao jornalista Edielson Souza, apresentador do programa Allamanda Revista.
Segundo Nazif, os serviços da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) já foram iniciados e até no final deste ano todas as lâmpadas de ruas, avenidas e parques públicos deverão estar funcionando. A iluminação pública tem sido um motivo de queixas constantes por parte dos munícipes e o prefeito afirmou estar sensível a esses clamores, no entanto, enormes dificuldades precisaram ser vencidas até que a Emdur pudesse voltar a atuar na cidade. “Enfrentamos problemas muito sérios com ações do Ministério Público e do Tribunal de Contas. Isso paralisou completamente as atividades da Emdur. Dessa forma, inicialmente, nosso trabalho esteve resumido em conseguir o direito de poder fazer a empresa retomar suas atividades. Agora, estamos podendo trabalhar e vamos nos empenhar em cumprir o que prometemos. Até ao fim deste ano, ainda, queremos a cidade toda iluminada”, comentou.
O prefeito também discorreu sobre algumas medidas que estão sendo implementadas para enfrentar os problemas com buracos em vias públicas, com o qual a cidade convive desde muito tempo. “Nossa administração pegou uma cidade esburacada e muitos serviços têm sido realizados nesse sentido. Com a recente contratação de uma nova máquina, esses serviços poderão ser efetuados com maior rapidez”, esclareceu, referindo-se a um equipamento de tecnologia norte-americana que permite a restauração de 6m³ de asfalto por dia e grande economia financeira nos serviços. A locação foi feita com recursos de compensação social das Usinas.
Estudos
“Mais do que tapar buracos, porém, queremos nos comprometer com obras de pavimentação asfáltica que tenham qualidade e durabilidade. Para isso, sabemos ser essencial a realização de obras de drenagens. Nesse sentido, contamos muito com os estudos que têm sido realizados sobre as bacias hidrográficas urbanas e que deverão significar uma mudança muito significativa na forma de realizar essas obras em nosso município”, comentou. A declaração do prefeito faz referência aos estudos realizados em parceria pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), pelos quais têm sido realizados levantamentos dos pontos de alagação na cidade, os motivos e as formas específicas de saná-los.
Mobilidade
Sobre mobilidade urbana, Nazif explanou sobre mudanças nos sentidos de algumas vias, conforme é esperado também para a 7 de Setembro. “Há pessoas que ficam receosas com algumas mudanças e outras que as acham inúteis, em vista de outros problemas que parecem ser maiores e mais urgentes. Contudo, as mudanças são necessárias se queremos uma cidade melhor. No próximo ano, vamos celebrar 100 anos de existência do município. Estamos em vias de realizar grandes projetos de revitalização do espaço da praça e dos monumentos da Ferrovia Madeira-Mamoré. Fazer tudo isso e ter a principal avenida virada de costas para o ponto mais importante da cidade é um contrassenso. Precisamos rever isso. A mudança também poderá ajudar bastante ao comércio, de forma que se mostra uma ação importante”, ressaltou.
Economia
Sobre a economia do município, foi destacada a importância do fortalecimento do agronegócio na região como um caminho pelo qual se pode esperar desenvolvimento sustentável. “A Feira do Produtor, que acabou de passar por importantes reformas, tem sinalizado para nós como o agronegócio se torna a cada dia mais relevante para o desenvolvimento sustentável de nossa economia. Até o fim do ano passado, o transporte da produção da agricultura familiar era de 50 toneladas, mas no mês de agosto deste ano, registramos já 280 toneladas desse transporte. Isso tem sido conseguido por meio de muitos investimentos, podendo ser destacado aí a abertura de estradas vicinais e o implemento de projetos para os pequenos agricultores”, informou.
A abertura de estradas vicinais tem se tornado uma das principais ações com as quais o atual governo municipal se mostra empenhado. Recentemente, a Linha C01 foi aberta, possibilitando 42 quilômetros de acesso a comunidades do médio e do baixo Madeira, permitindo com que o transporte de produtos da agricultura familiar de comunidades como Mutuns, Silveira e Itacoã, entre outras, pudesse chegar com mais rapidez e em maior quantidade à Feira do Produtor.
Fonte: Renato Menghi
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)