A segunda rodada de negociações entre prefeitura e Sintero – Sindicato dos Servidores da Educação -, aconteceu esta semana na Secretaria Municipal de Administração (Semad), com a participação do prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif. Também estiveram presente os secretários Marcos José Rocha (Educação), Marcelo Silveira (Ffazenda), Mário Medeiros (Administração) e José Elarrat (Planejamento e Gestão), além do presidente do Sintero, Manoel Rodrigues e outros integrantes da diretoria do sindicato.
Os servidores apresentaram pauta de reivindicações solicitando reposição salarial de 24,6%, auxílio transporte, auxílio alimentação, pagamento dos quinquênios, incorporação das gratificações ao vencimento, gratificação de insalubridade e periculosidade a quem de direito, aumento nas gratificações para quem trabalha na zona rural e para quem fizer especialização, dentre outros itens.
O secretário da Sempla apresentou as planilhas de custos da prefeitura com folha de pagamento, que já ultrapassam o limite prudencial de 51,15% da Lei de Responsabilidade fiscal. “Com o pagamento dos quinquênios, chegamos a 53%”, alertou. O prefeito Mauro Nazif acrescentou: “Fico triste em não poder atender de imediato o pleito dos servidores, pois essa sempre foi uma de nossas bandeiras”, mas informou que está buscando meios para aumentar a receita e implantar Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) a todas as categorias. A nota fiscal eletrônica, segundo ele, é uma alternativa para garantir melhorias aos servidores municipais, dentro do que for possível.
Mário Medeiros falou de algumas projeções técnicas e os impactos que terão sobre as receitas do Município, como os auxílios transporte e alimentação, por exemplo, sobre o vencimento básico dos trabalhadores. Depois de muitas análises, propostas e sugestões, foi marcada uma nova rodada de negociações para a segunda-feira (1º de abril), às 16 horas, na Sempla, quando esperam chegar a um consenso.
“Entendemos a situação da prefeitura, mas sabemos que há outras formas de garantir benefícios que não extrapolam a Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse Manoel Rodrigues. Ele agradeceu ao prefeito e sua equipe pela transparência nas informações técnicas e disposição para sentar na mesa de negociações. Mauro Nazif também agradeceu aos sindicalistas e garantiu que dentro da legalidade e das possibilidades, sua equipe vai trabalhar pela valorização dos servidores em todos os sentidos.
Fonte Augusto José
Foto: Frank Nery

Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)