Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012 - 19h02
A Prefeitura de Porto Velho e o Governo de Rondônia entregaram à população da capital, nesta segunda-feira, 13, mais uma agência do Banco do Povo. É a segunda a ser inaugurada pela parceria estado/município em menos de três meses. A primeira foi entregue em dezembro e funciona no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), atrás da prefeitura, no Centro. A segunda, na rua Tancredo Neves, próximo à avenida Jatuarana, no bairro Nova Floresta, na zona sul. Uma terceira será instalada na zona Leste. A inauguração será nas próximas semanas.
Da solenidade participaram o prefeito Roberto Sobrinho; o governador Confúcio Moura; o secretário da Semdestur, Agnaldo Nepomuceno; o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Social, Edson Vicente; o presidente do Banco do Povo, Manoel Serra; o superintendente do Sebrae, Pedro Teixeira; a deputada federal Marinha Raupp (PMDB); e o senador Valdir Raupp (PMDB).
Um dos principais incentivadores da parceria, Roberto Sobrinho, falou da importância da instituição financeira para o desenvolvimento econômico da população de baixa renda. “Esse é um empreendimento importante porque ajuda a impulsionar os negócios dos micros e pequenos empreendedores que necessitam de recursos para alavancar seus negócios”, disse.
São atividades como o de pipoqueiro, feirante, vendedor ambulante, costureiras, salgadeiras, mecânicos, piscicultores, entre outros profissionais, que não conseguem acessar crédito nos grandes bancos, mesmo os públicos, por não terem como dar garantias ao pagamento do empréstimo.
Fomentando essas pequenas atividades, para o prefeito Roberto Sobrinho, o Banco do Povo, contribuirá para que o município possa enfrentar a pressão por emprego, que passará a ocorrer com o fim da construção das usinas do Madeira. A previsão é de que a partir deste ano comecem as demissões nas usinas de Jirau e Santo Antônio. “O empréstimo que os pequenos empreendedores pegarem com o banco poderá ser usado tanto na ampliação do negócio e também para capitão de giro. Isso significa dizer que eles terão capacidade de contratar mais gente, gerar mais postos de trabalho, além de incrementarem sua própria renda, disse.
O Banco do Povo é administrado pela Associação de Crédito Cidadão de Rondônia (Acrecid), atende pessoas físicas e jurídicas, com empréstimos no valor de R$ 300 a R$ 10 mil, e já financiou de tudo um pouco. A clientela é formada por pessoas que trabalham junto com a família ou sozinhas.
Os financiamentos são simplificados. O candidato precisa apresentar os documentos pessoais e um fiador e não pode estar com o crédito comprometido. Os juros variam de 1% a 2% ao mês. A inadimplência oscila entre 2% e 3% e muitos clientes recorrem mais de uma vez aos financiamentos da entidade.
Fonte: Joel Elias
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p
Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç