Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura e DNIT iniciam recuperação das vias da zona Leste


A prefeitura de Porto Velho e o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) iniciaram nesta quinta-feira, 19, a recuperação das vias da zona Leste que foram utilizadas como desvio para o trânsito da BR 364. O trânsito foi interrompido por causa do rompimento de uma galeria que dava vazão a um igarapé na altura do Bairro Novo. Prefeitura e DNIT iniciam recuperação das vias da zona Leste  - Gente de Opinião

O início da obra foi o assunto de uma coletiva realizada nesta quinta-feira, no auditório do DNIT, pelo prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, a secretária municipal de Obras, Miriam Saldaña e o superintendente do DNIT, André do Valle. A previsão é de que o trabalho seja concluído em 30 ou 45 dias.

Roberto Sobrinho explicou que em que pese o transtorno causado aos moradores da zona Leste, por onde passou o desvio, isto não poderia ter sido impedido porque se a prefeitura não autorizasse a passagem dos carros vindos da BR pelas vias da zona Leste, haveria uma crise no abastecimento de produtos em Porto Velho e também no Acre. “Se não houvesse esse desvio, as carretas que fazem esse transporte, não teriam como chegar ao seu destino e o prejuízo seria bem maior. Por isso, autorizamos a entrada dos carros pela zona Leste, e os moradores, é claro, não concordaram por causa do transtorno causado, principalmente pelas carretas e ônibus. Mas não havia outra saída”, disse.

Sobre o trabalho de recuperação das vias danificadas estar iniciando somente agora, o prefeito afirmou que antes não dava para realizar o serviço por causa do fluxo de carros pesados na zona Leste. Roberto Sobrinho foi claro ao afirmar que todo o trabalho poderia ser perdido se o serviço fosse feito antes. “Tivemos que esperar a conclusão de um desvio que estava sendo aberto na própria rodovia, para que a circulação dos carros pesados fosse retirada da zona Leste para que o trabalho iniciasse”, afirmou o prefeito.

Foram utilizados no desvio na zona Leste cerca de 09 quilômetros de vias, desse total, 02 quilômetros foram danificados. Mas a quantidade de trechos a serem recuperados, de acordo com a secretária Miriam Saldaña, será bem superior. “Somando, o trabalho que será feito pela prefeitura e pelo DNIT vamos chegar a uns 20 quilômetros”, informou, adiantando que 1,8 mil metros correspondem à colocação de asfalto novo. “Será realizado tanto trabalho de pavimentação, como também de tapa buracos. O encascalhamento e a limpeza serão feitos pela Semusb”, finalizou.

O superintendente do DNIT afirmou que o maquinário e os operários do departamento vão atuar nas principais vias onde a situação é mais crítica, como em trechos na estrada dos Piriquitos, Avenida Mamoré, Rua União e Petrolina. “Nesses pontos principais o trabalho será do DNIT, conforme foi acordado”, disse.

Fonte: Joel Elias
Foto: Frank Néry

 

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)