Quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012 - 11h16
Membros e representantes do poder público e artistas de vários seguimentos culturais da sociedade civil debateram sobre a instalação das câmaras setoriais e traçaram metas, na tarde desta quarta-feira,1, no Banzeiros, com vistas à implantação do Conselho Municipal de Cultural (SMC).
Segundo Berenice Simão, vice-presidente da Fundação Iaripuna, o objetivo é melhorar a qualidade da cultura do município. “Com a implantação deste sistema vamos organizar as políticas publicas e criar instâncias de gestão, com ampla participação da sociedade, além de promover o desenvolvimento cultural, humano e social”, conclui ela.
O Sistema é composto de um conselho onde participam 12 membros de secretarias e coordenadorias ligadas à prefeitura, bem como 12 membros da sociedade civil. E segundo Berenice será uma ferramenta para recolhimento e gerenciamento de recursos e a elaboração de um plano que será valido por dez anos.
O plano, depois de criado será enviado para apreciação na Câmara de vereadores da capital. A implantação do Sistema deve promover a transversalidade, autonomia, transparência, democratização e descentralização dos assuntos ligados a cultura no município, e o apoio e facilitação a projetos culturais ganhará mais celeridade.
Membros
Três representantes da Fundação Iaripuna, 2 representantes da secretaria de Educação, 2 representantes da secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo; 1 da secretaria de Assistência Social, 1 do Departamento de Interior, 1 da Coordenadoria da Juventude, da coordenadoria de Políticas Publicas para Mulheres, 1 fórum setorial de artes visuais e design, 1 do fórum setorial de áudio visual e arte digital, 1 do fórum setorial de música, 1 do fórum setorial de teatro, 1 do fórum setorial de dança, 1 do fórum setorial de cultura popular e folclore, 1 do fórum setorial de cultura indígena, 1 do fórum setorial de cultura afro brasileira, 1 do fórum setorial de literatura, 1 do fórum setorial de circo e 1 do fórum setorial de patrimônio histórico.
Fonte: Edina Silva
Assembleia Legislativa aprova crédito de mais de R$ 1,2 milhão para fortalecer o setor cultural
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão ordinária na terça-feira (23), o Projeto de Lei 1091/2025, de autoria do Poder Execu
Michelle Bolsonaro em Ji-Paraná para o encontro Juntas Transformamos o Brasil
A primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve em Ji-Paraná neste sábado (27) participou do encontro Juntas Transformamos o Brasil, promovido pelo Partid
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã