Sexta-feira, 27 de agosto de 2010 - 19h50
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de saúde (Semusa), vai mobilizar os profissionais da área que atuam na atenção básica, para implantação do Programa de Saúde do Homem.
O evento precursor da política pública será a realização do primeiro Seminário específico sobre o assunto. O evento está programado para começar dia 31 de agosto, às 18h30, no auditório da Fatec, Avenida Jorge Teixeira, próximo ao Hospital de Base.
Cerca de 300 profissionais entre médicos, enfermeiros, diretores das unidades de saúde de Porto Velho e acadêmicos das faculdades afins, estarão participando do Seminário. As temáticas para exposição, envolverá os direitos sexuais e reprodutivos, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, alcoolismo, tabagismo, drogas ilícitas, violência urbana, acidentes de trânsito e as principais causas de morbimortalidade em homens.
Segundo o secretário de saúde Williames Pimentel, ao final de três dias de Seminário será realizada uma mesa redonda onde as discussões vão nortear estratégias para adesão masculina aos serviços de saúde. “O objetivo é facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde, gerando com isso compromissos e respostas às observações de que às doenças que afetam o sexo masculino são consideradas um problema de saúde pública” – disse Pimentel, afirmando ainda, que após o seminário a secretaria pretende adotar estratégias para driblar o preconceito.
A primeira dama do município de Porto Velho, Lucilene Peixoto, destacou que, “o prefeito Roberto Sobrinho, sempre defendeu os cuidados que devemos ter com os servidores municipais, mulheres e homens. São eles que estão ajudando o prefeito a mudar Porto Velho para melhor, e mesmo existindo o plano de saúde municipal, o IPAM, para os servidores e seus dependentes, daremos apoio para mais esta iniciativa do governo federal voltada para a saúde. Assim como trabalhamos o programa ‘Saúde da Mulher Servidora’, vamos fazer o mesmo com o Programa Saúde do Homem, voltado para os servidores”, destacou Lucilene Peixoto, que aproveitando, convida todos os servidores municipais homens, para estarem presentes no dia do lançamento do programa, para acompanhar as palestras e os ensinamentos sobre os cuidados pessoais preventivos. Após o lançamento os servidores terão à sua disposição a Tenda Esporte, com avaliações físicas da saúde, medição da pressão arterial, testes de glicemia e outros.
A rede municipal engloba vários programas voltados para assistência em saúde de grupos como idosos, gestantes, mulheres, crianças, adolescentes, trabalhadores, família como um todo, entre outros, que compõem a atenção básica. Porém, poucas ações foram direcionadas especificamente à saúde do homem, ainda que atendidos normalmente na rede municipal. Segundo informações da Divisão de Atenção Básica da Saúde (DAB), um grande número de consultas médicas e outros procedimentos assistenciais têm registrado a presença masculina, mas ainda é preciso fortalecer este atendimento.
A prefeitura de Porto Velho está envolvida com a missão do Ministério da Saúde (MS), de formular uma política pública que norteie às ações de atenção integral à saúde do homem, e para tanto está implantando o Programa Saúde do Homem na Capital.
Fonte: Aurimar Lima / Fabrícius Bariani
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes