Segunda-feira, 20 de setembro de 2010 - 19h26
Os técnicos da secretaria municipal de obras (Semob), detectaram alguns pontos críticos de escoamento das águas das chuvas que estavam provocando enchentes e alagamentos no inverno passado. O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, determinou às secretarias municipais de obras e de serviços básicos (Semusb), que atuassem nestes pontos para que no inverno de 2010, o risco de alagamentos fosse reduzido ao máximo possível.
As obras para prevenir as enchentes estão sendo realizadas há vários meses em um trabalho de aprofundamento e limpeza das valas de onde foram retiradas toneladas de terras e de grande quantidade de lixo, que foi jogado indevidamente. Além desta medida também foram feitas novas redes de escoamento das águas das chuvas, aumentando assim, a possibilidade de não haver problemas com o próximo período chuvoso.
No jardim América, na zona Norte, Rua dos Arquitetos com a Rua Dimarcy de Oliveira, está sendo realizada uma obra de construção de uma nova rede de drenagem. “Há muitos anos tinha neste endereço uma rede de drenagem, porém com o crescimento da cidade as casas foram sendo construídas sobre a rede, que acabou ficando entupida, inclusive por concreto. Causando com isto muita enchente, o que obrigou os bombeiros e a defesa civil interditar a área. Com esta nova rede a prefeitura resolverá o problema”, destacou Marcelo Fernandes, secretário de obras.
Nesta nova obra estão sendo instaladas manilhas profundas de um metro e vinte de diâmetro e deverá ser concluída em meados de outubro, a um custo de R$ 208 mil.
A Semob e Semusb aprofundaram e limparam as valas de escoamento das águas no bairro Lagoa, um exemplo é a da Rua Pirapitinga até a marginal da BR 364, (Rua da Beira). As aberturas que foram trabalhadas pela Semob no Lagoinha, levarão as águas até outra vala na Avenida Rio de Janeiro, onde serão comunicadas com outras no conjunto Rio Jamari, que passaram por serviços realizados pela Semusb.
A Rua Pirapitinga está com a terraplanagem pronta para receber o asfalto da prefeitura através da Semob, “infelizmente ainda estamos sofrendo com a dificuldade de navegação do rio Madeira. O fornecedor da matéria prima que produz o asfalto está com uma balsa encalhada na região de Manicoré, e segundo ele, até a próxima semana deverá ser normalizada a entrega, até lá haverá um pequeno atraso na nossa programação. Estamos tentando encontrar uma alternativa, trazer este material via terrestre, o que se torna bastante complicado, mas em breve tudo voltará a normalidade”, destacou o secretário.
Fonte: : Fabrícius Bariani
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al
Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia
A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple