Quarta-feira, 19 de junho de 2013 - 14h05
Está em fase de projeto a construção de uma agroindústria de leite, pela prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) e que fará a captação e resfriamento do leite produzido por pequenos produtores da capital, numa capacidade de armazenagem de até 30 mil litros diários. De acordo com Leonel Bertolin, titular da Semagric, o investimento terá grande reflexo na economia local, gerando emprego e renda aos pequenos produtores.
O secretário destaca que a produção de leite em Porto Velho já aumentou significativamente entre 2012 e 2013. “Era de 20 mil litros e agora passa de 50 mil litros/dia. A Prefeitura está buscando mais condições para que essa produção sejam ampliada. Em 60 dias, tudo ocorrendo como o previsto, estaremos concluindo os processos necessários e começando as obras deste Laticínio de Porto Velho. Isso é um fato. Vai acontecer. Estamos certos de que vai haver um grande avanço na geração de novos empregos para esse setor da economia”, enfatizou.
Agroindústrias
O secretário fez questão em lembrar dos esforços, que a gestão municipal vem empenhando, para fazer funcionar com eficiência, as agroindústrias em Porto Velho. “A principal resposta para o que tem atravancado o sucesso das agroindústrias de Porto Velho é a dificuldade criada com a regularização fundiária e ainda a possibilidade de se conseguir licenças ambientais. Isso tem feito com que os produtores procurem por outros municípios”, explicou ele.
Neste sentido, novos esforços estão sendo implementados pela Semagric para agilizar a conclusão de processos ambientais e fundiários que podem trazer crescimento da produção. “As parcerias firmadas com a Embrapa, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com o Ministério Público têm sido fundamentais para legalizar a parte fundiária e ambiental, a fim de que agroindústrias e laticínios possam funcionar”, destacou.
Outras formas de resultados devem vir com a abertura de estradas e com a chegada de energia elétrica às propriedades rurais. Assim, segundo os balanços da Secretaria, a produção agroindustrial de Porto Velho, nos próximos dois ou três anos, deve crescer vertiginosamente, no entanto, os levantamentos já estão indicando grande reação de setores que estavam estagnados.
Fonte: Renato Menghi
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)