Sexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura de Porto Velho mantém ações de inverno nas vias urbanas



Do início do ano até o final do mês de abril, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Obras (Semob) vai realizar a Operação de Inverno. A secretaria executa as ações através da coordenadoria municipal de Vias Urbanas. “O prefeito Roberto Sobrinho determinou que mesmo no inverno é para manter o ritmo de trabalho nas ruas do município. Para atender colocamos estas ações emergenciais que intensificam os nossos serviços durante o período chuvoso”, informou o secretário de obras, Marcelo Fernandes. 

De acordo como secretário, é justamente neste período que surgem os buracos no asfalto devido às águas das chuvas e também problemas com as ruas de cascalho que têm em alguns trechos a terra é carregada pela enxurrada e pelo trânsito de veículos. Para evitar alagamentos e garantir o escoamento das águas são mantidas diariamente várias equipes de limpeza de valas e canais. Segundo o coordenador de vias urbanas, Avenilson Silva Brito, as ações emergenciais foram divididas em pavimentação asfáltica, cascalhamento de vias e drenagem, com várias equipes atuando simultaneamente.Foi montada uma equipe ‘caça-buracos’ para atuar nas vias do sistema viário principal e também em apoio às demais equipes. “Devido à dinâmica da execução dos serviços de ‘tapa-buracos’ a programação será feita diariamente, sendo passível de alterações no decorrer da semana”, completou Avenilson.

Pavimentação Asfáltica

São cinco equipes de tapa-buracos distribuídas nas zonas Central, Norte, Leste e Sul. A prioridade são as linhas de ônibus, trechos próximos a escolas, faculdades, unidades de saúde, equipamentos comunitários e vias de maior intensidade de tráfego.
Zona Central 

Na zona Central o perímetro compreende a BR 316, Avenida Migrantes, rua Rui Barbosa e BR 364. Dentro deste perímetro estão sendo atendidas as avenidas Farquar, Rogério Weber, Lauro Sodré, Campos Sales, Marechal Deodoro, Guanabara, Governador Jorge Teixeira, Migrantes, Calama, Abunã, Pinheiro Machado, Carlos Gomes, Sete de Setembro e Amazonas e as ruas Almirante Barroso, Raimundo Cantuária, Alexandre Guimarães, Rio De Janeiro e Prudente De Moraes. 

Zona Norte 

O perímetro atendido está entre a Estrada do Belmont, avenidas Imigrantes e Rio Madeira até o Parque Ecológico. As obras estão sendo realizadas no sistema viário principal nas avenidas Lauro Sodré, Governador Jorge Teixeira, Rio Madeira e Estrada do Canil. A equipe deste setor também atua em apoio à equipe da zona Leste. 

Zona Sul 

O perímetro compreende a Estrada dos Japoneses, BR 364, Estrada da Areia Branca e o Igarapé Bate Estaca. As vias atendidas são as avenidas Campos Sales e Jatuarana e ruas Sucupira, Algodoeiro, Abacateiro, Pau Ferro, Geraldo Siqueira, Miguel Calmon, Tancredo Neves, Três e Meio. Os trechos trabalhados são a BR 364, ruas Aquiles Paraguassu, Algodoeiro, Abacateiro, Nova Esperança, Sucupira, da Beira e avenidas Campos Sales, Jatuarana, Campos Sales e Conjuntos. 

Zona Leste 

O perímetro foi definido entre as Avenidas Migrantes, Governador Jorge Teixeira, BR 364 e Estrada dos Periquitos. Vias principais e trechos atendidos são as avenidas Migrantes, Calama, Abunã, Pinheiro Machado, Carlos Gomes, José Vieira Caúla, Sete de Setembro, Amazonas, Rio De Janeiro e nas ruas Dom Pedro II, Raimundo Cantuária, Alexandre Guimarães, União, Vila Mariana, Petrolina, Orion, Benedito Inocêncio, Plácido De Castro, Blumenau, Orion e Estrada Dos Periquitos. Os trechos atendidos estão nas vias Daniela, Mamoré, Venezuela, Buenos Aires, conjuntos habitacionais, Mamoré, Ibraim Sued, Amador dos Reis, ponto final do Jardim Santana, Mané Garrincha, Plácido de Castro, Vila Mariana, Petrolina, Blumenau até o final, União, Antônio Fraga Moreira, Ananias Ferreira Andrade, Gibim, Alberto Pasqualine, Silas Shokness, da Civilização, Bela, Emídio Feitosa, Apolo, Estrada Da Penal, México, Salvador, Antônio Lacerda, Venezuela e Buenos Aires. 


Cascalhamento de Vias

Para realizar este serviço foram criadas duas equipes que atuam nas linhas de ônibus e nos acessos aos equipamentos comunitários. Também são utilizadas em situações emergenciais para garantir a trafegabilidade de pedestres e veículos. As ações estão nos bairros Constelação (ruas Itatiaia, Francisco Barbosa de Souza e Jaqueline Ferry); bairro Planalto (ruas Calama, Dois de Setembro, Rio Negro e Rui Barbosa); bairro São Francisco (ruas Itatiaia, Constelação, Barão Do Amazonas, Mostardeiro, dos Andrades, Ataulfo Alves, São José e Tereza Amélia); bairro Mariana (ruas Felipe Camarão, Reverência, Mostardeiro e Higianópolis); bairro Jardim Santana (ruas Pirinópolis, Anápolis, Erechim, Goiânia, Raimundo Cantuária, Turmalina e Itaberaí); bairro Escola De Polícia (ruas Idalva Fraga Moreira, Sete de Setembro, Bandeirantes e Esplendor); bairro Teixeirão (ruas Edgar Graeff, Vitor Brecheret, Batista Neto e Mestre Valente); Bairro Pantanal (ruas Ibraim Sued, Lucia De Carvalho, Tarcila do Amaral e Humaitá); bairro Três Marias (ruas América do Sul, América Central, América do Norte, Capão Da Canoa e Marechal Taumaturgo) e bairro Nova Esperança (ruas Salomão de Oliveira, Rio Jamari e Estrada dos Oleiros).

Limpeza dos Canais

A limpeza dos canais foi iniciada preventivamente, com relação a este inverno, em 2.009 através de duas equipes atuando nos principais canais. Os canais que já foram programados os serviços e já concluídas são os dos ramais Marechal Rondon, Chopp do Quatro, Quatro de Janeiro/Icaraí, Três Marias, Jamari, Olho D'água, Alphaville, rua da Paz, Marcos Freire e os que foram feitos sem programação estão os ramais da Álvaro Maia e do Fortaleza. 

As obras em execução estão os canais da Penal, da Ulbra e do Gurgel. Dentro da programação estão as limpezas dos canais dos ramais da Coca Cola, do 22 de Dezembro, da Sadia, Esperança da Comunidade II, do Pantanal, do Cohab, do Lobo, Novo Horizonte, Santa Bárbara, da Amazonas, da Rua José Camacho, da Avenida Amazonas e Tancredo Neves. 


Drenagem

A drenagem para a Semob é uma frente de trabalho complexa, pois são ações que envolvem projetos de recuperação de bocas de lobo; caixas de passagem, poços de visitas, com ênfase na colocação de tampas e grelhas e construção de grandes galerias. As equipes estão atuando no centro e nas zonas Leste e Sul que são remanejadas eventualmente para outras áreas da cidade. As principais atividades são limpeza de córregos e valas e reparos nos poços de visitas, nas bocas de lobo e redes de drenagem do sistema viário principal. A Semob trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) como no caso das limpezas e desobstruções de bueiros que são atribuições da Semusb.

Fonte: Fabrícius Bariani

Gente de OpiniãoSexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero parabeniza ações da Escola do Legislativo de Rondônia durante a 8ª Expobur

Presidente da Alero parabeniza ações da Escola do Legislativo de Rondônia durante a 8ª Expobur

Durante a realização da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) em Buritis, a Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola

Deputados aprovam mais de R$ 16 milhões para segurança pública e atendimento socioeducativo

Deputados aprovam mais de R$ 16 milhões para segurança pública e atendimento socioeducativo

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária, quatro projetos de lei ordinária (PLOs) que autorizam a abertura de cré

Deputada federal Cristiane Lopes confronta Marina Silva e cobra agilidade na liberação de licenças para recuperação da BR-319

Deputada federal Cristiane Lopes confronta Marina Silva e cobra agilidade na liberação de licenças para recuperação da BR-319

Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista – RO) voltou a cobrar c

Deputada federal Cristiane Lopes critica ministra do meio ambiente em audiência de comissão e cobra fim de embargos

Deputada federal Cristiane Lopes critica ministra do meio ambiente em audiência de comissão e cobra fim de embargos

Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér

Gente de Opinião Sexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)