Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura de Porto Velho e Ipam preparam atendimento para laqueadura


 

A Prefeitura de Porto Velho e o Instituto de Previdência do Município (Ipam) estão em fase de conclusão da implantação do serviço de laqueadura. De acordo com o coordenador de Assistência do Ipam, Sid Orleans, o serviço está na fase final de estruturação para ser inserido na cobertura do plano de saúde municipal. “É um sonho antigo das servidoras e das dependentes, que em breve se tornará realidade. O prefeito Roberto Sobrinho aprovou de imediato que o serviço fosse implantado e deu total apoio para alcançarmos este resultado. Já abrimos um código para o serviço e assim que terminarmos os ajustes técnicos será iniciado mais este serviço importante, tanto para as mulheres quanto para a própria prefeitura”, enfatizou o coordenador.

As mulheres que pretenderem realizar a laqueadura serão atendidas pela assistência social do instituto, preencherão um questionário e somente se estiverem dentro do permitido pela lei de do Planejamento Familiar, nº 9.263 de 1.996 (§7º, do artigo 226 da Constituição Federal) poderão fazer o tratamento. Por ser uma cirurgia seletiva e não de urgência, as pacientes farão a consulta obedecendo ao critério padrão para todo atendimento médico oferecido pelo Ipam.“Este método não é recomendado para mulheres jovens e para aquelas que ainda desejam ter filhos, também não protege contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, ou seja, apesar da mulher não mais engravidar, se for o caso, ela deverá exigir nas relações sexuais o uso de preservativos”, alerta Sid Orleans.

Outra novidade que será implantada futuramente no Ipam, é o serviço de vasectomia, que está na fase inicial de estudo e preparação para a inclusão.

Sobre a laqueadura

Segundo a Lei, para ser submetida à laqueadura, ou ligadura de trompas ou esterilização feminina, a mulher precisa ter mais de 25 anos, dois filhos nascidos vivos, participar de reuniões de Planejamento Familiar e entrevistas com o setor de assistência social do instituto. A cirurgia só será realizada se partir da vontade da mulher e também do marido, já que é irreversível.

A orientação médica é que a escolha pelo tratamento deve ser tomada com muita certeza e total ciência dos possíveis resultados futuros da decisão tomada. A mulher está sujeita a sofrer danos psicológicos e muitas chegam a se arrepender. O principal problema futuro é a vontade de fazer a reversão da cirurgia, cerca de 60% das pacientes que querem fazer reversão é porque mudaram de parceiro, os demais casos são porque perderam filhos e até por mudança nas condições financeiras.

A cirurgia

A laqueadura é uma cirurgia de mais ou menos 3 (três) centímetros para alcançar as trompas uterinas, que são amarradas e depois cortadas impedindo assim, a passagem do óvulo. Desta maneira o espermatozóide não encontrará o óvulo, evitando a fecundação. A esterilização não poderá ser feita em momentos de aborto ou parto, a menos que novas gestações ofereçam risco de vida para a mulher ou futuros filhos. A laqueadura é uma cirurgia com os mesmos riscos que outras exigindo exames pré-operatórios, internação e anestesia.

Fonte: Fabrícius Bariani
 


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)