Quinta-feira, 2 de setembro de 2010 - 17h59
A prefeitura de Porto Velho realiza nesta quinta (02/09) e sexta-feira (03/09), no Centro de Formação dos Professores, ao lado do teatro Banzeiros, o Seminário de Avaliação do Programa Pró-Letramento. Participam do evento 50 professores/tutores de 15 municípios de Rondônia, cuja missão é realizar oficinas nas escolas dos seus respectivos municípios, com a finalidade de repassar os conhecimentos aos demais educadores, oferecendo suporte à ação pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática.
De acordo com a chefe da divisão de formação e multimeios da secretaria municipal de educação, Leiryvanda Melo, o Pró-Letramento é um programa do governo federal, que tem a adesão do município por meio da Semed. Ele visa a formação continuada de professores, com a finalidade de melhorar a qualidade de aprendizagem da leitura, da escrita e matemática, no início do ensino fundamental.
Leiryvanda Melo também informa que desde 2007 as tutoras da Semed já participavam dos cursos de formação de tutores em Ji-Paraná, porém, Porto Velho foi escolhida para sediar o programa nessa fase final do Pró-Letramento. Marilza Salve, Verônica Damasceno, Vaneide Gomes, Lucicléia de Souza e a coordenadora do programa na capital, Vanderléia Neves, são as responsáveis pelas oficinas que treinarão os educadores de Porto Velho. “Além de fazer avaliação de resultados, o Seminário visa socializar os trabalhos desenvolvidos pelos municípios ao longo de toda formação”, afirma Leiryvanda Melo.
Os palestrantes são professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade de Brasília (UNB), parceiras do projeto. Os representantes do Ministério da Educação (MEC), coordenam o projeto em Rondônia acompanhando os trabalhos.
Segundo Fátima Ferreira, secretária da Semed, o curso do Pró-Letramento, é apenas uma das ações da prefeitura para melhorar a qualidade de ensino do município e consequentemente elevar o índice do IDEB. “Temos que observar as práticas existentes, as ferramentas disponíveis e atualizadas que servem para complementar o trabalho que realizamos com os professores, capacitando-os e melhorando o ensino nas escolas, todos nós ganharemos com estas iniciativas”, enfatizou a secretária.
Filipe Iorio, Doutor em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é um dos convidados da Semed. Sua participação contribuirá para o incremento de novas metodologias, além de auxiliar na avaliação do curso de formação. Ele participou da abertura do Seminário, na manhã desta quinta-feira (02/09) e falou da importância dos professores estarem em contínua avaliação e capacitação. “Principalmente na área da matemática, os professores devem procurar maneiras de sair da memorização de fórmulas, incrementar atrativos para que os alunos passem a gostar da matéria, saber o significado das regras, e poder aplicá-las fugindo do ensino das normas prontas, destacou.
Representaram a Universidade Federal de Brasília e o Ministério da Educação (MEC), Márcia Goldin e Paola Aragão, respectivamente.
Fonte: Augusto José e Meiry Santos
Em Brasília, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil/RO) fez questão de participar, ainda que remotamente, da audiência pública promovida p
Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados
Em uma vitória expressiva para a transparência e o combate à corrupção, o Congresso Nacional leu oficialmente nesta terça-feira (17) o requerimento
Os deputados estaduais de Rondônia aprovaram, durante a sessão de terça-feira (17), o Projeto de Lei 888/2025, que autoriza o Poder Executivo a abri
Assembleia aprova Projeto de Lei que institui o “Julho Laranja” em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia, na sessão plenária de terça-feira (17) aprovou o Projeto de Lei Ordinária (PLO), de autoria do vice-presidente