Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura convoca beneficiários do Bolsa Família


A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa), convoca os beneficiários do Programa Bolsa Família para realizarem o acompanhamento nutricional das crianças e adolescentes que recebem o benefício. Com objetivo de prestar o melhor atendimento possível, dois períodos foram estabelecidos para a realização dos procedimentos – 12 e 13 de novembro e também de 19 a 23 do mesmo mês.

Nas datas estabelecidas, pais, mães ou responsáveis pelas crianças devem comparecer como sem falta a unidade de saúde mais próxima de casa para atualizar o cartão de vacinas e verificar se o peso está compatível com a idade do beneficiário. A Semusa, por meio da Divisão de Programas Especiais, alerta que o não comparecimento poderá implicar na suspensão do benefício, pois o acompanhamento nutricional é um dos requisitos essenciais para receber o Bolsa Família, assim como a freqüência escolar.

Durante o acompanhamento, os profissionais das unidades de saúde irão medir e pesar as crianças com até sete anos de idade, as gestantes e mulheres de até 45 anos. A vacinação será apenas para as crianças que deixaram de receber algumas doses e estão com os cartões atrasados. Todos deverão levar os cartões do SUS e do Bolsa Família.

No caso das grávidas, além da inscrição para o pré-natal, devem comparecer regularmente às consultas de rotina, munidas do cartão da gestante, como determina o calendário do Ministério da Saúde. Elas ainda são inscritas para atividades e orientações quanto ao aleitamento materno, preparo para o parto e alimentação saudável.

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal realizado pela prefeitura. Ele atende crianças e adolescentes de zero a 15 anos. A chamada ao acompanhamento nutricional atende regras estabelecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que trabalha de forma integrada com as pastas da educação, saúde e assistência social nas três esferas de governo. O objetivo é erradicar a miséria e a fome no Brasil.

Outras informações sobre o acompanhamento nutricional podem ser obtidas através dos telefones 3901-2834 ou 9201-8118.
 

Números

Na capital rondoniense, o programa Bolsa Família foi implantado pela prefeitura durante a gestão de Roberto Sobrinho. Atualmente, 21 mil famílias são atendidas. Outras 11.280 estão inscritas no Cadastro Único e participam do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), que também busca melhorar a qualidade de vida das famílias em extrema pobreza. Juntos, os dois programas atendem 32.280 famílias no município.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)