Terça-feira, 6 de novembro de 2012 - 11h43
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa), convoca os beneficiários do Programa Bolsa Família para realizarem o acompanhamento nutricional das crianças e adolescentes que recebem o benefício. Com objetivo de prestar o melhor atendimento possível, dois períodos foram estabelecidos para a realização dos procedimentos – 12 e 13 de novembro e também de 19 a 23 do mesmo mês.
Nas datas estabelecidas, pais, mães ou responsáveis pelas crianças devem comparecer como sem falta a unidade de saúde mais próxima de casa para atualizar o cartão de vacinas e verificar se o peso está compatível com a idade do beneficiário. A Semusa, por meio da Divisão de Programas Especiais, alerta que o não comparecimento poderá implicar na suspensão do benefício, pois o acompanhamento nutricional é um dos requisitos essenciais para receber o Bolsa Família, assim como a freqüência escolar.
Durante o acompanhamento, os profissionais das unidades de saúde irão medir e pesar as crianças com até sete anos de idade, as gestantes e mulheres de até 45 anos. A vacinação será apenas para as crianças que deixaram de receber algumas doses e estão com os cartões atrasados. Todos deverão levar os cartões do SUS e do Bolsa Família.
No caso das grávidas, além da inscrição para o pré-natal, devem comparecer regularmente às consultas de rotina, munidas do cartão da gestante, como determina o calendário do Ministério da Saúde. Elas ainda são inscritas para atividades e orientações quanto ao aleitamento materno, preparo para o parto e alimentação saudável.
O Bolsa Família é um programa do Governo Federal realizado pela prefeitura. Ele atende crianças e adolescentes de zero a 15 anos. A chamada ao acompanhamento nutricional atende regras estabelecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que trabalha de forma integrada com as pastas da educação, saúde e assistência social nas três esferas de governo. O objetivo é erradicar a miséria e a fome no Brasil.
Outras informações sobre o acompanhamento nutricional podem ser obtidas através dos telefones 3901-2834 ou 9201-8118.
Números
Na capital rondoniense, o programa Bolsa Família foi implantado pela prefeitura durante a gestão de Roberto Sobrinho. Atualmente, 21 mil famílias são atendidas. Outras 11.280 estão inscritas no Cadastro Único e participam do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), que também busca melhorar a qualidade de vida das famílias em extrema pobreza. Juntos, os dois programas atendem 32.280 famílias no município.
Fonte: Augusto José
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg