Quinta-feira, 9 de agosto de 2012 - 11h33
Após quatro meses de trabalho, a prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Obras (Semob), conclui até o final desta semana a construção da rede de drenagem nas principais vias do setor Industrial que ainda não estão pavimentadas, na região Norte da cidade. Em outra etapa dos trabalhos, que deverá ser anunciada pelo prefeito Roberto Sobrinho, será feita a pavimentação asfáltica das Ruas Aparício de Moraes, Benedito Souza Brito e Santa Maria, que receberam a drenagem. Foi o que informou a secretária Miriam Saldaña, responsável pelas obras.
Com as obras realizadas no Setor Industrial, a prefeitura vai acabar com o sofrimento de centenas de famílias, que por décadas foram esquecidas pelas gestões anteriores e sofreram principalmente com alagações. “No período de intensas chuvas, as águas pluviais invadiam as moradias. Em muitas casas a água atingia cerca de um metro de profundidade, causando prejuízos, transtornos e muitas doenças”, disse Miriam Saldaña.
Na avaliação da secretária da Semob, além de acabar com as alagações, as obras realizadas pela prefeitura vão facilitar o acesso dos moradores aos hospitais construídos nas imediações e a outros setores da cidade. Também facilitam a mobilidade urbana, já que irão desafogar o trânsito em outras vias, como é o caso da Costa e Silva. Outro benefício importante é a valorização dos imóveis. “Trata-se de uma obra de extrema importância que representa benefícios para o bairro inteiro e um grande desafio superado pela gestão municipal”, completou.
Miriam Saldaña destaca, ainda, a grandiosidade das obras, informando que é uma das maiores em termo de drenagem já realizada em Porto Velho. “Em alguns trechos foi necessário instalar duas fileiras de manilhas com um metro de diâmetro para garantir o escoamento das águas. Em outros, houve a necessidade de reabrir a rua por completo, como é o caso da Santa Maria, que faz a ligação entre Aparício de Moraes e Benedito Souza Brito”, explicou. Posteriormente, será reconstruído outro trecho da Rua Santa Maria, para fazer a ligação com a Avenida Costa e Silva.
Elogios
Benedita Maciel, que mora no Setor Industrial há 26 anos, desde quando chegou de Humaitá (AM), elogiou a ação da prefeitura. “Aqui alagava tudo. Muitas vezes acordei durante a noite com água na altura do joelho. Tive muitos prejuízos com perda de mobília, mas agora acreditamos que o trabalho de drenagem vai resolver nosso problema. Sem dúvida é um grande benefício para a população”, declarou a moradora.
Outra que parabenizou o trabalho realizado por meio da Semob foi Sônia de Lima Castro, que mora no bairro há mais de 15 anos. “Nosso maior problema aqui eram as alagações, que além de muitos transtornos, resultava em grandes prejuízos para a comunidade. A drenagem vai acabar com o problema, mas vai ficar melhor ainda quando as ruas estiveram asfaltadas”, disse.
Cuidado
Na reta final dos trabalhos, o encarregado pela obra, Francisco Sizinho Gomes, explicou como a equipe está atuando. “Tudo aqui é feito com muito cuidado e atenção, obedecendo às especificações técnicas para garantir a qualidade da obra e o benefício aos moradores”, destacou. Gomes falou sobre o nível de instalação das manilhas e a capacidade das “caixas coletoras”, por onde passarão as águas pluviais, evitando que se acumulem nas ruas e provoquem alagações.
Fonte: Augusto José
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)