Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 - 12h42
A Prefeitura de Porto Velho reforça o trabalho da defesa civil na capital e nos pólos espalhados pelo Médio e Baixo Madeira. Através de emenda parlamentar e parceria com o Consórcio Santo Antônio Energia foram compradas duas lanchas, cada uma com capacidade para transportar seis pessoas. O investimento é de quase R$ 80 mil e a expectativa é de que até março as lanchas estejam em operação.
O município conta atualmente com um barco de oito metros de cumprimento que está à disposição da comunidade de Niterói. Cada nova lancha adquirida tem seis metros de comprimento, motor de 60 HP’s, giroscópio e toldo. Uma delas aguarda somente a montagem do motor. A outra deve ser entregue até o final deste mês, conforme informações da Defesa Civil. As lanchas serão utilizadas principalmente em situações de buscas e salvamentos na capital, no Baixo Madeira e em outras regiões do município, conforme a necessidade. As embarcações representam um grande reforço para as ações da Defesa Civil e garantem maior assistência a quem precisar dos nossos serviços.
Mais investimentos
O esforço do prefeito Roberto Sobrinho vai mais além para equipar a Defesa Civil. O município aguarda recursos da ordem de R$ 200 mil através do Programa Calha Norte para aquisição de novos equipamentos e uma caminhonete 4x4, acessórios para mergulho e barcos com motores de 15 HP’s para atender os pólos de Nazaré, São Carlos, Calama, Maravilha e Niterói, informa a Defesa Civil. As embarcações também servirão como suporte nas ações sociais e outras necessidades da comunidade ribeirinha.
Trabalho
Atualmente, a Defesa Civil do município realiza trabalho de monitoramento nas áreas de risco, tanto nas margens do Rio Madeira quanto ao longo das bacias urbanas (igarapés e córregos que cortam a cidade), onde muitas famílias insistem em construir barracos. Em conjunto com as Secretarias Municipais de Fazenda (Semfaz), Meio Ambiente (Sema), Serviços Básicos (Semusb) e Assistência Social (Semas), faz notificação e retirada de pessoas que habitam nessas áreas, levando-as para local seguro.
O monitoramento do nível do Rio Madeira é feito em conjunto com a empresa Hermasa, parceira da prefeitura. O objetivo desse monitoramento é agir com maior rapidez e garantir a retirada em segurança das famílias em situação de risco nesse período de cheia. “É um trabalho preventivo e que tem o objetivo principal de salvar vidas”, ressalta o chefe de operações.
A Defesa Civil também participa do mutirão contra a dengue. Atualmente, conta com quatro equipes e atua em parcerias com o Corpo de Bombeiros, 5º BEC e 17ª Brigada de Infantaria de Selva. Um dos projetos principais para 2010 será o monitoramento das bacias urbanas, em conjunto com o Serviço de Proteção da Amazônia.
Fonte: Augusto José
Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de
Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a
Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com
Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement