Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura atua em diversas frentes de trabalho para evitar alagações


Diversas ações para conter pontos de alagamentos em Porto Velho estão sendo realizadas pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Obras (Semob) e Serviços Básicos (Semusb). O trabalho começou ainda no período de estiagem e se intensificou a partir do início do período chuvoso. As ações envolvem micro e macrodrenagens como alargamento e aprofundamento de canais, substituição de bueiros e manilhas, desobstrução de galerias, limpeza de caixas de drenagens e “bocas de lobo”.

O secretário adjunto da Semusb, Emanuel Nery, declarou que uma das principais tarefas de sua secretaria é a recuperação e limpeza de travessias em vários pontos considerados “gargalos”. É o que ocorreu nas confluências das Ruas Raimundo Cantuária e México, bairro Nova Porto Velho, onde foram instalados cerca de 120 metros de tubos de PVC com 1,20 metros de diâmetro, além de 20 metros de manilhas.

Ações da Semusb também resultaram na limpeza e aprofundamento de quase dois quilômetros do Canal dos Tanques, entre as Ruas Raimundo Cantuária e Getúlio Vargas. Serviço semelhante foi realizado em 1.500 metros do Canal Santa Bárbara, na área central da cidade; no Canal do Tancredo Neves, na zona Leste e em quatro quilômetros do Canal das Castanheiras, localizado na região Sul da capital de Rondônia.

Emanuel Nery garante que o trabalho será intensificado com a chegada de mais uma escavadeira e grandes tubos de PVC para continuar as intervenções. Informou, ainda, que através de uma empresa terceirizada, a Prefeitura está recuperando “bocas de lobo”. “Já fizemos em toda extensão da Avenida Jatuarana e agora é a vez da Sete de Setembro”, afirmou. Ao secretário disse que diariamente são retiradas várias toneladas de entulhos dos canais e lamentou mais uma vez a falta de conscientização das pessoas que continuam jogando lixo nas ruas, entupindo as galerias e causando alagações.

Semob

Informações da Secretaria Municipal de Obras (Semob), também dão conta que a maioria dos pontos de alagamentos ocorre devido a valas, canais e manilhas entupidas, por causa da ação do homem. O grande acúmulo de lixo prejudica o escoamento das águas, que acaba invadindo os quintais e até mesmo as residências. Intervenções para conter o problema foram realizadas em ruas dos bairros Flaboyant, JK, Jardim Santana, Três Marias, Escola de Polícia, Nova Esperança, Conceição, Mariana, Aponiã e Setor Chacareiro.

Dentre as ruas beneficiadas nesses bairros com trabalhos de microdrenagens, estão a José Amador dos Reis, Itatiaia, Ribeira, Francisco Barbosa, Avenida Amazonas, Goianésia, Raimundo Cantuária, Mané Garrincha, Aruba, Antônio do Violão, Capão da Canoa, América do Sul, Vila Mariana, Felipe Camarão, João Elias, Rio Grande do Sul, Jorge Santos, Esplendor, Assis Chateaubriand, Idalva Fraga, Florianópolis, Sheila Regina, Rosalina Gomes, Avenida Migrantes e Andrea.

Segundo o coordenador municipal de vias urbanas, Erenilson Brito, ações de macrodrenagens executadas pela Semob são realizadas em conjunto com o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sipam), através do Projeto de Gestão das Bacias Urbanas, que mapeou as áreas de risco. Seguindo o que foi planejado, houve intervenções no Canal do Aeroclube, com instalação de 18 metros de manilhas de 1,20 de diâmetro; colocação de 100 metros de manilhas na Rua União, bairro Mariana; Canal do Cidade do Lobo; Igarapé Grande; Canal dos Tanques (colocação de bueiro); Canal da Rua João Paulo II e mais 30 metros de manilhas na Rua Petrópolis, próximo da Avenida Campos Sales.

Ocupações irregulares

Erenilson Brito afirma que as ocupações irregulares em áreas de proteção permanente (APP), às margens de canais, onde grande quantidade de lixos e entulhos são despejadas pelos invasores, também contribuem para que ocorram alagações. Essas ocupações não permitem a entrada de máquinas para limpar, alargar e aprofundar os canais.

Fonte: Augusto José

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que veda cobrança de taxas em caso de perda de comanda em Rondônia

Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)