Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura apresenta ações realizadas para humanizar trânsito de Porto Velho


Se nada for feito para combater a violência no trânsito, que é previsível e por isso mesmo pode ser evitado, em poucos anos os acidentes de trânsito serão a principal causa de extermínio de seres humanos nos países em desenvolvimento. Esse cenário futuro ficou claro durante o Fórum de Discussões Década de Ações para Segurança no Trânsito, realizado nesta segunda-feira, 19, no anfiteatro da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). O evento faz parte da Semana Nacional de Trânsito, em Porto Velho, realizada pela prefeitura, Governo do Estado, Semtran, Semed, Semusa, Detran, Polícia Militar, Companhia Independente de Polícia de Trânsito e Coordenadoria de Educação de Trânsito. A programação foi aberta no último domingo com a caminhada “Paz no Trânsito”, que teve a participação de centenas de pessoas.

Durante o fórum, coordenado pelo secretário municipal da Saúde, Williames Pimentel, prefeitura e governo fizeram a apresentação do diagnóstico do trânsito mostrando os números referentes a campanha “Trânsito Vivo — A Vida Pede Atenção”, lançada em julho pelo prefeito Roberto Sobrinho e o governador Confúcio Moura. A prefeitura mostrou ainda as ações que estão sendo realizadas para diminuir a violência no trânsito da cidade.

Para Luiz Otávio, consultor do Ministério da Saúde, que palestrou no evento, as mortes ocorridas no trânsito não podem ser consideradas uma fatalidade, pois é uma situação previsível. Para ele, é preciso haver um comprometimento por parte de todos — poder público e sociedade — para que se alcance os resultados almejados. “Todos nós somos potenciais candidatos a sermos atropelados. Essa tendência é uma realidade e se temos conhecimento disso, então não podemos tratar essa questão como uma mera fatalidade. É preciso uma atuação enérgica e integrada para se detectar aqueles casos obscuros que continuam contribuindo para o aumento da violência no trânsito”, disse.

O diretor adjunto do Detran, Coronel Carvalho, iniciou sua apresentação fazendo a chamada de algumas pessoas que morreram em acidentes de trânsito em Porto Velho. “Essas pessoas que chamei não se farão presentes porque não estão mais entre nós. E não podemos mais tratar essas pessoas como mero número estatístico. Temos que ter a capacidade de nos indignar com essa situação”, afirmou.

Ações do município

O secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel, adiantou que as ações da prefeitura tem se dado em cima de seis pilares: Gestão da Segurança Viária; Infraestrutura Viária; Segurança veicular; Educação; Saúde e Fiscalização e enumerou algumas atividades que estão sendo realizadas pela prefeitura no que diz respeito ao atendimento às vítimas de acidentes. “Hoje os prontos atendimentos Ana Adelaide, Manoel Amorim, Hamilton Gondim tem instalados aparelhos de raios X. Foi também fortalecido o serviço da Policlínica Rafael Vaz e Silva. Vamos também aumentar a capacidade resolutiva e o acesso a assistência de média complexidade com a construção de três UPAs, uma na zona Leste, uma na zona Sul e outra em Jacy Paraná. Tudo isso contribui para otimizar o atendimento”, disse.

Outra ação da prefeitura diz respeito as atividades de especialidades médicas, que serão transferidas para uma nova estrutura física que será inaugurado ainda no segundo semestre deste ano. Para o Centro de Especialidades Médicas será feita a aquisição de equipamentos e contratados oftalmologista, gastroenterologista, ortopedista e profissionais de apoio aos exames de radiologia, ultrasonografia, endoscopia.

Houve ainda o fortalecimento do serviço de resgate com a aquisição de cinco novas ambulâncias para o Samu, quatro para suporte básico e uma viatura para suporte avançado (UTI). Atualmente as equipes do resgate são compostas por 15 médicos, 08 enfermeiros, 35 técnicos de enfermagem, e apoio de áreas administrativas. Computadores interligados com software específico, viabilizando a regulação dos atendimentos também são utilizados.
Na área da segurança viária, várias reuniões foram realizadas, algumas com a presença do prefeito, para discutir a melhoria no trânsito da cidade. Por determinação do prefeito Roberto Sobrinho, em junho foi criada a comissão responsável pelo debate e construção do Plano Decenal para o trânsito de Porto Velho.

Participam da comissão a Semusa, Agevisa, Detran, Semtran, Seduc, Semed, Polícia Rodoviária, Coordenadoria de Educação de Trânsito, Companhia de Trânsito, Seplan, Secel, Sema, Sesau, Fiero, Sesdec, Casa Militar, Unir, Corpo de Bombeiros e Denit.

Infraestrutura viária

Para assegurar uma melhor infraestrutura viária na cidade, a Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre) incluiu nas suas obras de pavimentação e de praças a construção de rampas de acesso para cadeirantes. Outra medida, é que desde agosto a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), realiza uma mobilização para o cadastramento de idosos e pessoas portadoras de deficiência física, visual ou com dificuldades de locomoção, para que recebam a credencial de estacionamento.

Também foi implantada na Semtran, a Divisão de Fiscalização de Pólos Geradores responsável pela regularização das calçadas, meio fio, passeio público, lixeiras e estacionamento de empreendimentos existentes ou em fase de construção. Placas de sinalização também foram colocadas, preferencialmente, nas vias principais da cidade.

Na área da educação para o trânsito, em julho e agosto estudantes das escolas estaduais e municipais foram capacitados para orientar motoristas em blitz por um trânsito mais seguro. Vários pit stops e blitz educativa também foram realizadas. Servidores e acadêmicos de enfermagem da São Lucas e Fimca receberam capacitação para ministrarem palestras nas escolas municipais e estaduais, por ocasião da Semana Nacional de Trânsito.

Fonte: Joel Elias
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste

Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,

Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

A deputada federal Cristiane Lopes realizou a entrega oficial de equipamentos ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Rio Crespo. O

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)