Terça-feira, 3 de agosto de 2010 - 12h30
A Prefeitura de Porto Velho está acompanhando as ações do Programa Terra Legal na Ponta do Abunã. No último sábado (31), o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Wildes de Brito representou o prefeito Roberto Sobrinho em reunião com os agricultores. O encontro aconteceu no distrito de Extrema, divisa de Rondônia com o Acre.
De acordo com o secretário, nesse encontro foi apresentada a empresa que fará o mapeamento de toda área e serviços de topografia para estabelecer os limites de cada lote. Os agricultores também receberam todas as informações necessárias sobre como o serviço será feito e por onde irá começar. “Os trabalhos começam pelas Linhas Euclides da Cunha, Rio Abunã e Rio Marmelo”, disse.
José Wildes destacou a importância do Programa Terra Legal para os agricultores, o Governo Federal e também para o município de Porto Velho. “A partir da homologação e titulação dos lotes, o agricultor recebe a escritura pública e passa a ser o legítimo dono da terra, não somente de fato, mas de direito e deixará de ser apenas um posseiro”.
Financiamentos
Com o documento da terra em mãos, o agricultor poderá fazer financiamentos bancários, o que certamente aumentarão a produção e, consequentemente, vai melhorar a condição de vida dele e de toda família. “Isso significa mais alimento na mesa das pessoas e melhor qualidade dos produtos, o que certamente irá gerar maior arrecadação por parte do poder público para fazer novos investimentos”, enfatiza José Wildes.
O secretário ainda destacou as ações da Prefeitura nos distritos e nas comunidades rurais ao longo da BR-364 e no Baixo Madeira. Disse que o prefeito Roberto Sobrinho tem uma política para o setor agrícola e atende o homem do campo com estradas, instalação de agroindústrias, gradagem das terras e distribuição de calcário, dentre outros investimentos. “Nossa produção tem aumentado em quantidade e qualidade”, afirmou.
A regularização das propriedades rurais está sendo feita em três etapas: A primeira é o cadastramento (já foi feito), a segunda é o mapeamento dos lotes e a terceira é a escrituração das terras. Também participaram do encontro, representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Emater/RO, administradores dos distritos e lideranças rurais.
Fonte: Augusto José
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)