Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura: 5° Ciclo de Capacitação do Selo Unicef


A prefeitura de Porto Velho participou do 5° Ciclo de Capacitação do Selo Unicef Município Aprovado (2009 a 2012), que começou nesta quinta feira, no auditório do Rondon Palace Hotel e terminou nesta sexta (14). O Município foi representado por Hiata Silva, servidor da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e que atua diretamente com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Ele é o articulador do Selo na capital rondoniense. Além dele, um casal de adolescentes foi convidado para representar a cidade.

Conforme a coordenadora do Unicef para o Norte Semiárido Brasileiro, Imaculada Prieto, participaram do evento, representantes de 48 municípios de Rondônia, entre gestores da assistência social, articuladores e adolescentes. O objetivo principal foi promover discussões sobre a importância do fortalecimento da participação social das crianças e adolescentes no processo de construção das políticas públicas voltadas para a garantia de seus direitos. Além disso, compartilharam experiências e os avanços das ações para a infância.

Palestras, vídeos, apresentações e culturais fizeram parte da programação que tinha como foco principal a capacitação dos articuladores para continuarem trabalhando junto aos gestores de seus municípios na busca de melhorias para crianças e adolescentes, dentro de um plano de ação. “A função deles é fazer com que as prefeituras possam avançar cada vez mais no fortalecimento da educação, saúde, esporte, cultura, lazer, meio ambiente, combate a violência e exploração, dentre outros itens, de um total de 33 indicadores, que são avaliados a cada ano pelo Unicef”, afirmou Imaculada. Em 2012, segundo ela, os municípios que tiverem avançado na garantia das políticas públicas direcionadas para a infância receberão o selo de qualidade.

A capacitação é promovida pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com apoio do Comitê Gestor Estadual da Agenda Criança Amazônia, prefeitura e do governo do estado. O Selo Município Aprovado envolve 1.800 cidades em 19 estados da Amazônia Legal e Semiárido. De acordo com a secretária Benedita Nascimento (Semas), o selo Unicef incentiva os municípios a apresentar experiências positivas e cumprir com os itens da agenda de monitoramento, visando baixar os índices de evasão escolar, de violência, de mortalidade e tantos outros voltados para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. “Isso é muito interessante, na medida em que nos incentiva a continuar vigilantes e buscando avançar nas políticas públicas”, afirmou.

Avanços

Hiata Silva disse que esse tipo de evento realizado pelo Unicef é imprescindível, pois traz muitas idéias inovadoras, possíveis de serem aproveitadas, observando as peculiaridades de cada cidade. Ele citou como exemplo a apresentação do novo sistema on line de monitoramento, para informar ao Unicef todas as ações da prefeitura em benefício das crianças e adolescentes. O sistema possui banco de dados, plantão de atendimento às equipes técnicas e ferramenta de educação à distância.

Na avaliação do articulador do Unicef em Porto Velho, a gestão municipal vem avançando a cada ano na busca da garantia dos direitos dos menores. “Temos educação integrada nas escolas, atividades sócioeducativas, esporte, educação ambiental, no combate à violência e exploração, dentre outros mais. O plano elaborado no ano passado está sendo colocado em prática”, comemorou. Ele acredita que a prefeitura vai receber o Selo Município Aprovado, que aponta os municípios que respeitam os direitos das crianças.

Sugestões

Alexsandra Matos, 13 anos, convidada para participar do ciclo de capacitação e dizer o que deve ser mudado, também entende que as políticas públicas desenvolvidas pela gestão municipal estão melhorando, mas sugeriu que sejam intensificadas ações no combate às drogas, trabalho infantil e resgate das crianças de rua. Alexsandra é conhecida como “Garota Peti”, porque participa de diversas atividades relacionadas à erradicação do trabalho infantil, como capoeira, hip-hop, violão e coral, todas no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA).

Na opinião de Lucas Gillian de Menezes, 16 anos, morador da zona Sul, também convidado para defender os direitos das crianças e adolescentes, a maior necessidade é avançar no enfrentamento à violência contra os menores, mas reconhece que o Município tem realizado diversas ações positivas.

Fonte: Augusto José

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)