Sexta-feira, 21 de janeiro de 2011 - 16h49
O prefeito Roberto Sobrinho esteve reunido com o arcebispo D. Moacir Grechi na tarde desta sexta feira, 21, na Casa Pastoral, da Arquidiocese de Porto Velho. O prefeito estava acompanhado da primeira dama, Lucilene Peixoto e dos filhos. O motivo da visita foi para agradecer a parceria existente entre o arcebispo e a prefeitura municipal, sendo o arcebispo o responsável por algumas ações do prefeito Roberto Sobrinho, como as atividades realizadas junto a Casa Família Rosetta.
O arcebispo que completou 75 anos nesta semana, já exerceu várias funções na Igreja Católica em alguns Estados brasileiros. Também foi membro da comissão Episcopal de Pastoral da CNBB desde 1975, já foi presidente da Comissão Pastoral da Terra, e membro da comissão Episcopal de Doutrina da CNBB. D. Moacir também representou o Brasil em vários momentos pelo mundo, como na V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em 2007, onde participou como delegado. O arcebispo é formado em Filosofia e em Teologia e está em Porto Velho desde novembro de 1998. D. Moacir deve se aposentar como determina o Direito Canônico, e a carta de renúncia do cargo de arcebispo da Arquidiocese de Porto Velho deve ser enviada à Santa Sé, nos próximos dias.
Sempre brincalhão em alguns assuntos, como quando fala de seus “vizinhos” gaúchos, ele nasceu em Santa Catarina, Dom Moacyr fala também com muito carinho das suas “ovelhas” e diz que o processo de aposentadoria ainda depende da aprovação do Vaticano. “Esse é um procedimento normal, determinado pelo Direito Canônico, mas se Deus permitir, nós vamos ficando por aqui e cumprindo nossa missão” disse.
O prefeito Roberto Sobrinho agradeceu ao parceiro que sempre teve em todos os momentos. “Nós gostaríamos de externar o nosso reconhecimento aos mais de 40 anos de trabalho na região Amazônica e o especial carinho que o D. Moacyr tem por esta cidade”, argumentou o prefeito.
Família Rosetta
Dom Moacyr foi o “elo” da parceria entre a prefeitura de Porto Velho e o governo da Itália, mais particularmente com o presidente da Casa Família Rosetta, Vicenzo Sorth, a quem o prefeito Roberto Sobrinho esteve visitando na semana passada. O prefeito e a primeira dama foram à Sicilia, onde tiveram a oportunidade de conhecer mais, sobre as ações desenvolvidas na Itália. “O que nós fazemos aqui com as mulheres dependentes químicas segue o modelo do que é realizado na Itália e é importante dizer que este trabalho de recuperação e de cuidados com a mulher que precisa ser tratada contra o vício das drogas é único no estado de Rondônia”, disse a primeira dama, Lucilene Peixoto, coordenadora desta atividade.
Ordenado sacerdote em 1961, o arcebispo D. Moacyr Grechi foi nomeado um dos bispos mais jovens do Brasil, com apenas 36 anos de idade quando veio para o Acre, onde permaneceu por quase trinta anos. Criou as Comunidades Eclesiais de Base (CEBS), corrente progressista da Igreja Católica que abrigou um grande número de militantes políticos, como os fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), na década de 80. Foi também companheiro de luta e amigo pessoal de Chico Mendes, assassinado em 22 de dezembro de 1988.
Sobre o trabalho realizado pela prefeitura em parceria com a Casa Família Rosetta, D. Moacyr disse que deveriam existir mais ações desta natureza. “Gostaria que tivéssemos mais “Casas Rosettas”, assim teríamos mais oportunidades de recuperação e tratamento de dependentes químicos, cuidados com os portadores de necessidades especiais e com certeza teríamos mais pessoas vivendo com dignidade”, finalizou.
Fonte: Nara Vargas
Foto: Quintela
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar