Sábado, 6 de abril de 2013 - 07h01
Uma reunião realizada no final da manhã da última quinta-feira, no Gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) discutiu o projeto da Cavalgada de 2013, evento que deixou de ser realizado no ano passado por várias imposições da Lei 190 (Lei dos Grandes Eventos) e do próprio aparelho estatal. .jpg)
O debate girou em torno da participação efetiva do município na realização do evento, seja através da legislação, seja através do financeiro e apoio logístico. O novo projeto apresentado ao prefeito é uma cavalgada diferente das que normalmente eram realizadas pelos organizadores da Expovel.
Pelo projeto, a cavalgada sai do centro da cidade e vai para a zona leste, onde também seria erguido um espaço para abrigar eventos de rodeio, shows e agronegócio. O local escolhido é uma área localizada no bairro Academia de Polícia e a cavalgada na Rua Amazonas e Mamoré com um percurso de 5 quilômetros.
A iniciativa é uma aposta de empresários da zona Leste da capital que tem como apoio o deputado estadual Adriano Boiadeiro (PRP – Nova Brasilândia). Segundo o parlamentar, que participou da reunião de hoje com o prefeito Mauro Nazif (PSB), a cavalgada terá outro tipo de organização e mais voltada à tradição.
Segundo o parlamentar, o grande problema das cavalgadas de Porto Velho e que sofreram intervenção inclusive do Ministério Público é que havia uma mistura absurda de carnaval, carretas, população e animais. Essa mistura, segundo ele, concorria para a própria desorganização do evento.
O empresário Wanderley Oriani disse que sem o apoio do município fica difícil manter a tradição, ressaltando que a cavalgada representa não só um dos grandes eventos culturais do município, mas também fomenta a economia local. “Porto Velho perde muito com a não realização da cavalgada”, ressalta.
Durante a reunião veio à tona mais uma vez a eficácia duvidosa da Lei 190. Segundo o vereador Everaldo Fogaça (PTB), o evento Cavalgada 2013 está fadado ao fracasso por causa da legislação. Ele defendeu uma conjunção de esforços para a readequação da Lei em até duas semanas. “A Câmara já sabe das dificuldades impostas por essa Lei e entrou em consenso sobre a votação de uma nova Lei”, concluiu.
O prefeito Mauro Nazif (PSB) disse que o Município apoiará a cavalgada porque ela representa um dos maiores expoentes cultural da cidade. Mauro Nazif disse que está à disposição de empresários e organizadores do evento para a formatação de um projeto viável e que realmente atenda às expectativas do povo. No próximo dia 18, uma nova reunião está marcada para discutir o assunto. Até lá a Câmara já deve ter elaborado uma readequação da Lei 190 voltada para entidades sem fins lucrativos.
Fonte: Marcos Santana
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)