Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito inaugura Complexo Madeira Mamoré


Prefeito inaugura Complexo Madeira Mamoré - Gente de Opinião

Milhares de pessoas prestigiaram a inauguração da primeira etapa do Complexo Turístico Madeira Mamoré, na noite deste domingo (05/12). O prefeito Roberto Sobrinho chegou acompanhado de sua esposa Lucilene Peixoto e foi recebido pela população sob fortes aplausos. Visitantes, artistas locais, coral e integrantes de escolas de samba e quadrilhas de Porto Velho que estavam caracterizados para uma apresentação posterior à inauguração, recepcionaram o prefeito na escadaria principal.

Antes da abertura oficial da cerimônia de inauguração da EFMM, Roberto Sobrinho, subiu na locomotiva nº 50 e falou aos presentes da grande satisfação em estar entregando aos portovelhenses mais uma opção de lazer e turismo. “A quantidade de pessoas que está hoje aqui prestigiando a entrega desta obra demonstra que a população sabe da importância que este lugar tem para Porto Velho. E esta é somente a primeira etapa. Ano que vem teremos o nosso trenzinho realizando passeios daqui do complexo até a usina de Santo Antônio”, declarou.

O prefeito acrescentou que a revitalização do lugar foi um dos compromissos assumidos ao receber a administração de Porto Velho. “Estamos hoje cumprindo com a primeira fase. Esta é uma obra grande que depende de uma série de discussões entre vários órgãos e que estamos definindo passo a passo”, completou.

 Prefeito inaugura Complexo Madeira Mamoré - Gente de Opinião

 

Cerimônia

A cerimônia de entrega da primeira fase da EFMM aconteceu no galpão principal que também foi revitalizado pela prefeitura. Vereadores, secretários municipais, autoridades e demais visitantes prestigiaram a cerimônia da qual participaram o senador Valdir Raupp e sua esposa, a deputada federal Marinha Raupp, o presidente do Iphan Beto Bertagna, o superintendente de Patrimônios da União, Antônio Roberto, o deputado Federal Eduardo Valverde, a vereadora Epifânia Barbosa, os secretários José Gadelha (Semdestur) e Israel Xavier (Sempre), o presidente da Fundação Iaripuna Altair Santos, o diretor de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia, Carlos Hugo e representando os trabalhadores da EFMM, Paulo Ramos.

O primeiro a discursar foi o secretário municipal de Projetos Especiais, Israel Xavier, que destacou o trabalho das secretarias e dos órgãos envolvidos no projeto de revitalização da EFMM. “Quero ressaltar o empenho de todas as pessoas que trabalharam arduamente para a conclusão desta primeira etapa. A segunda fase já iniciou e em breve a prefeitura vai entregar um complexo turístico completamente revitalizado que não só resgata a história da cidade, mas que presenteia Porto Velho com uma opção de lazer saudável para seus moradores e turistas.
 

Prefeito inaugura Complexo Madeira Mamoré - Gente de Opinião

A vereadora Epifânia Barbosa reforçou sobre a importância do complexo para a cidade e parabenizou o prefeito pela entrega da obra. “Temos uma administração que pensa nas famílias e nos seus visitantes. Este lugar com certeza já entrou para a lista de lazer das famílias portovelhenses que, não só virão aproveitar este belíssimo espaço, como também trazer seus amigos e familiares que aqui chegarem. Esta é a inauguração de uma importante etapa que muda a vida de todos nós”, disse a vereadora.

O presidente do Iphan, Beto Bertagna,em breves palavras pediu que a população usufrua do lugar de maneira correta. “Este é um patrimônio histórico que levou anos para ser revitalizado por isso é nosso dever como portovelhense cuidar dele também. Assim teremos um lugar para acolher nosso turista, garantir uma opção saudável à beira de uma bela paisagem, como também conhecer e repassar a nossa história aos nossos filhos e visitantes”, disse.

O deputado federal Eduardo Valverde falou do grande esforço que a prefeitura fez para a conclusão desta primeira etapa. “Esta é uma obra que para ser realizada depende de muitos fatores. E o Roberto conseguiu driblar todas as dificuldades e hoje entregar mais uma opção para o povo de Porto Velho. Foram 20 anos para que nós pudéssemos ter nossa história resgatada, e nosso patrimônio revitalizado. Muitos administradores passaram por aqui, mas só hoje pudemos ver o projeto sair do papel. Parabéns à prefeitura que colocou política pública para revitalizar este lugar e parabéns ao povo de Porto Velho que é quem ganha com tudo isto”, disse Valverde.


Prefeito inaugura Complexo Madeira Mamoré - Gente de Opinião

O senador Valdir Raupp também parabenizou o prefeito pela conquista e ressaltou os investimentos que estão sendo feitos pela cultura e turismo da cidade. “Foram décadas para isto acontecer e hoje fico muito feliz em ver o povo de Porto Velho sendo agraciado com este tão precioso presente e quero ressaltar que estamos trabalhando em conjunto, buscando investimentos, para que em breve Porto Velho também tenha um espaço para as escolas de samba, bois-bumbás, quadrilhas e demais expressões artísticas possam se apresentar”, destacou o senador.

O diretor de sustentabilidade da Santo Antônio Energia, falou da parceria da concessionária com a prefeitura que através de recursos de compensações tem proporcionando grandes melhorias para a cidade. “Investimos três milhões de reais aqui e vamos investir mais. Este é um compromisso que assumimos antes mesmo de iniciarmos as obras da usina. Queremos contribuir para o crescimento e desenvolvimento de Porto Velho, como também na oferta de opções de lazer e implementação do turismo desta cidade e temos convicção que a população vai utilizar este espaço devidamente e ajudar a conservá-lo.

O prefeito agradeceu aos presentes e disse, emocionado, da grande satisfação em estar à frente da administração municipal neste momento, segundo ele, “tão marcante” para Porto Velho. “Estamos trabalhando muito para garantir que este lugar seja completamente revitalizado. Um esforço conjunto da prefeitura de Porto Velho, do IPHAN, da SPU, do Ministério do Turismo, da Santo Antônio Energia, através das compensações e demais parcerias. É a história de nossa cidade que está aqui. O começo de tudo está aqui. Mas quero ressaltar que precisamos da colaboração de todos para manter este lugar, que antes era mau visto pela população e hoje será uma opção de lazer para as famílias. Este espaço contempla a todos nós com a bela paisagem que a natureza nos presenteou e precisamos preservá-lo”, disse o prefeito.

Roberto Sobrinho falou ainda da segunda fase do projeto que já está em andamento. “Com a tecnologia que temos hoje vamos rapidamente concluir esta obra, onde teremos são só um espaço para passeio, mas também salas de teatro, praça de alimentação e muito mais. Já investimos 11 milhões de reais. Com recursos da prefeitura, governo federal e de compensações das Usinas. Vamos investir mais para garantir uma Porto Velho que nos encha de orgulho”, finalizou.

Na sequência visitantes e demais autoridades foram prestigiar o show pirotécnico, realizado no Rio Madeira, para garantir a segurança de todos, e ainda as apresentações de quadrilhas, agremiações carnavalescas e show com cantores locais.Prefeito inaugura Complexo Madeira Mamoré - Gente de Opinião

 


Prefeito inaugura Complexo Madeira Mamoré - Gente de Opinião

Fonte:  Meiry Santos

Fotos: Quintela

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)