Terça-feira, 27 de dezembro de 2011 - 17h01
Para o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, 2011 foi um ano de muitos avanços e conquistas para a continuidade do que já vem ocorrendo nos últimos anos. E com base no que vem sendo planejado desde 2005, ano em que assumiu a prefeitura, Roberto Sobrinho projeta também um 2012 de intenso trabalho no resgate da cidadania e na busca da melhoria da qualidade de vida da população. Essa avaliação foi expressa pelo prefeito na entrevista concedida, nesta terça-feira, 27, ao radialista Solano Ferreira, do programa CBN Rondônia, da Rádio CBN (1.310 AM), pertencente ao Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC).
A emissora é afiliada ao Sistema Globo de Rádio e operada com transmissores de 20 kg de potência propagando suas ondas, além de Porto Velho, para outros municípios rondonienses. Em termos comparativos, Roberto Sobrinho lembrou que ao assumir a prefeitura, o município tinha em sua área urbana 440 quilômetros de asfalto implantados, resultado da ação dos prefeitos que lhe antecederam, num período compreendido desde a criação do município até sua posse em 2005. Até o final de seu mandato, em 2012, essa será a mesma quantidade de asfalto que será deixada por ele em oito anos de administração.
Para o prefeito esse é um dado significativo porque mostra que as administrações anteriores levaram 92 anos para colocarem na cidade a mesma quantidade de asfalto que será feita em oito anos em sua gestão. E ainda ficarão quatrocentos quilômetros de vias públicas para serem trabalhados. Seguindo essa lógica, Roberto Sobrinho adiantou que se o seu sucessor tiver o mesmo ritmo de trabalho, a cidade terá cem 100% de suas ruas e avenidas asfaltadas em pouco tempo.
Saúde
Na área da saúde, também houve significativos avanços. Em sete anos, o número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF), que era de apenas 13, saltou para 82 e até o final do mandato do prefeito Roberto Sobrinho esse número chegará a 100 equipes. Os agentes de saúde da família estão distribuídos tanto nas unidades da capital, como também nas localizadas nos distritos do eixo da BR e região do Baixo-Madeira.
O PSF é uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde da comunidade assistida. “Até janeiro de 2012, vamos inaugurar o Centro de Especialidades Médicas, na Rio Madeira com a Sete de Setembro. O centro funcionará como uma policlínica municipal, assim como o Estado tem a Oswaldo Cruz. O prédio já foi concluído e estamos agora trabalhando na compra dos equipamentos para poder inaugurá-lo”, disse o prefeito. Outra ação importante nessa área é a construção de três Unidades de Pronto Atendimento (Upas), que funcionarão como pequenos pronto-socorros. Será uma na zona leste, outra na zona sul e a terceira no distrito de Jacy-Paraná. A previsão é que elas sejam concluídas em março.
Educação
Outra aérea de significativas ações da prefeitura, na administração do prefeito Roberto Sobrinho, é a educação. Os investimentos feitos no setor possibilitaram o aumento do número de alunos que utilizam o transporte escolar para se deslocarem até às escolas do município. Em 2005, o contingente transportado era de pouco mais de 2,5 mil alunos.
Hoje são mais de 10 mil. Essa ampliação só foi possível por causa da renovação da frota e o trabalho de recuperação de estradas, além da construção de mais escolas, tanto na cidade como também no interior. “Na educação também estamos investindo na motivação profissional com a oferta de cursos de capacitação e também concedendo gratificações. Nesta terça, estou encaminhando à Câmara Municipal um projeto que concede um abono específico para os servidores da educação. É como se fosse um décimo quarto salário. Eles já haviam recebido o abono natalino que havíamos dado a todos os servidores da prefeitura. E além desse abono específico, também será paga a diferença do qüinqüênio para quem tem a receber até quatro mil reais”, explicou.
Obras
O prefeito também esclareceu a população sobre a paralisação de algumas obras, como é o caso do serviço que está sendo feito na Avenida Vieira Caúla, que foi retomada este ano, dos viadutos, e das três Upas. Nos dois primeiro caso, Roberto Sobrinho explicou que a interrupção no serviço foi em função das empresas terem deixado o trabalho sem que eles tivessem sido concluídos. Já nos casos das unidades de pronto atendimento, a empresa contratada quebrou e o serviço ficou pela metade. Em ambos os casos, o município optou por reincidir, ao invés de obrigar as empresas a cumprirem os contratos, a fim de evitar uma paralisação mais prolongada. Novas empresas foram contratadas e o serviço teve seqüência só sendo interrompido por causa do inverno e serão retomadas com a chegada do verão.
Roberto Sobrinho também voltou a negar qualquer problema na estrutura do viaduto da Jatuarana, que ameaçava o elevado ruir, como chegou a ser noticiado. Para ele tudo não passou de “fofoca” de seus opositores com o objetivo de comprometer sua administração. No ar, o prefeito questionou os boatos afirmando que eles mostrassem qual foi a equipe de engenheiros que condenou a obra depois de uma prévia vistoria. “Até hoje ninguém sabe quem são esses engenheiros. Da prefeitura eles não são. Do DNIT também não, muito menos da empresa que responsável pelo serviço. O que aconteceu é que se tivéssemos dado seqüência [à obra] com a colocação do asfalto, como estava previsto iríamos perder tudo. Foi constatado que o aterro, em função das chuvas, estava muito úmido. Nos primeiros dias todo mundo iria gostar, mas depois que começassem a aparecer os problemas, como o surgimento de buracos na pista, iriam me chamar de irresponsável. Então decidir suspender temporariamente o serviço para colocar o asfalto no verão, com uma maior margem de segurança”, adiantou.
Pós- usinas
Perguntado pelo radialista Solano Ferreira, sobre o que a prefeitura estava fazendo para manter a economia aquecida com o fim das obras das usinas do madeira, o prefeito foi enfático em afirmar que várias ações, algumas em parceria com o Governo do Estado, como é o caso da inauguração, na semana passada, Banco do Povo. O BP trabalha com microcréditos financiando pequenos empreendimentos. “A importância do Banco do Povo está no fato que ele trabalha com os micro e pequenos empreendedores, que trabalham com venda de lanche, mecânica, salão de beleza, venda de picolé, pipoca, entre outros. “Então esse pessoal pode acessar as linhas de crédito do Banco de Povo para expandir ser pequeno negócio. E isso, em outras palavras, significa mais renda, mais postos de trabalho que são gerados pela própria população”, frisou.
Alagamentos
Sobre as inundações ocorridas no último dia 25, em alguns bairros, principalmente os localizados na zona leste, como o Três Marias e Tancredo Neves. Roberto Sobrinho explicou aos ouvintes que a prefeitura sempre se antecipa a esse problema mapeando, no ano anterior, os locais de risco para trabalhar no ano seguinte. Esse levantamento foi feito em 2010, vários pontos críticos foram recuperados, com a construção de galerias, troca de manilhas, limpeza e aprofundamento de canais, serviços necessários para conter as inundações na cidade. No entanto, houve uma situação atípica, informou o prefeito, que provocou esse transtorno à população. “Foi uma tromba d’água que caiu no Dia de Natal. Foram quatro horas de chova torrencial que castigou a cidade. O índice pluviométrico chegou a trezentos e dez milímetros. Isso significa que em quatro horas choveu o que estava previsto para o mês inteiro. Mesmo com toda as ações realizadas pela prefeitura, o sistema de drenagem não teve como escoar esse grande volume de água. Mesmo com a troca de manilhas, para outras de diâmetro maior, o sistema não suportou toda esse quantidade de água”, disse o prefeito.
Fonte:Joel Elias
Foto: Frank Néry
Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia ao Departamento de Estradas e Rodagen
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) protocolou ofício junto ao gabinete do governador Marcos Rocha, propondo a criação de um Grupo de Trabalho
A deputada federal Cristiane Lopes participou de uma audiência pública no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho, para tratar da regulari
Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da