Terça-feira, 20 de maio de 2014 - 11h18
O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, recebeu na tarde desta segunda-feira (19), na secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), uma comissão de moradores do bairro Balsa para tratar das medidas a serem adotadas pós enchente do Rio Madeira. Também participaram do encontro os secretários Ricardo Fávaro (Semusb), Josélia Ferreira (Semas) e o vereador Cláudio da Padaria.
Renan Almeida falou em nome dos moradores. Ele pontuou como principais preocupações, o cadastramento de todas as famílias para receberem os benefícios, auxílio aluguel, retorno às moradias (para quem quiser) e a construção de casas populares para as vítimas da enchente. Segundo ele, para quem quer voltar ao bairro, é necessário o aval da Defesa Civil e da atenção da Caerd e Eletrobrás para religar água e luz, mas pediu que os procedimentos sejam agilizados.
A secretária de Assistência Social, Josélia Ferreira, explicou que o Município está fazendo um levantamento minucioso para atender as famílias que têm direito aos benefícios, principalmente em relação a moradias. “Estamos trabalhando dentro do que determina a lei, que inclusive estabelece faixa salarial”, disse. Também informou que o auxílio aluguel será de R$ 500,00. Josélia ainda informou que é preciso checar a fidelidade da documentação apresentada, mas tranquilizou a todos garantindo que seus direitos serão respeitados.
Para dirimir quaisquer dúvidas a respeito de quem está ou não cadastrado, foi firmado acordo para que no próximo sábado (24), os moradores do bairro Balsa compareçam à sede da Semas. “Temos um sistema informatizado que indica quem está cadastrado ou não. Quem estiver 'ok' será liberado, mas os que não estiverem faremos todos os procedimentos necessários”, enfatizou a secretária.
Mauro Nazif garantiu que vai solicitar à Defesa Civil Municipal que agilize a vistoria nas casas e emita os laudos o mais rápido possível. Só após esse procedimento é que os moradores que quiserem poderão retornar. “Não recomendo que voltem para suas residências antes que a defesa Civil faça o seu trabalho. Isso representa segurança para vocês”, observou.
Por outro lado, o prefeito deixou claro que junto com sua equipe está buscando solução definitiva para todos os atingidos pela enchente, quer seja na capital, nos distritos ou na zona rural. Adiantou que, com relação às moradias, muitas casas em construção serão entregues possivelmente até julho e vão atender as vítimas da cheia do Rio Madeira. “Nossa prioridade são os atingidos pela enchente”, frisou.
O secretário Ricardo Fávaro informou que sua equipe está trabalhando diariamente nas ruas e nos bairros que foram alagados, fazendo limpeza e retirada de entulhos. “Vamos entrar na área de vocês tão logo seja liberada para executarmos os serviços”, afirmou.
Fonte: Augusto José
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland