Segunda-feira, 13 de junho de 2011 - 17h10
O prefeito Roberto Sobrinho visitou na sexta-feira à noite o Parque dos Tanques, onde foi realizada a Expovel 2011. Na oportunidade, foi assinado um convênio com o Banco do Brasil que vai beneficiar 200 famílias de agricultores em Porto Velho. O inventivo faz parte do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), através do PAIS (Programa Agroecológico Iniciado Sustentável), mantido pelo Banco.
Com o incentivo, os agricultores incluídos no programa poderão investir em equipamentos, insumos e sementes no plantio de hortifrutiganjeiros, tanto em iniciativas já existentes quanto em novos projetos. O BB só exige que seja mantido o padrão de cultivo através de mandalas, um zoneamento feito durante o plantio, onde os produtos são cultivados de forma circular no terreno. Além da verba liberada pelo financiamento, que terá juros mais baixos que o mercado e prazo acima da média praticada, os produtores também recebem kits com equipamentos para serem usados na lavoura.
Além do Pronaf, os contratos se referem também a créditos imobiliários e custeio pecuário. A cerimônia ocorreu no estande do Banco do Brasil montado na feira, e contou ainda com a presença do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Wildes, do secretário estadual de Agricultura, Anselmo de Jesus, além do superintendente do BB, Edivaldo Souza, , do secretário Executivo da Emater, Elisafan Sales, e do diretor do Sebrae, Iran Leal.
Roberto Sobrinho afirmou que o desafio hoje é conciliar o desenvolvimento econômico com o ambiental, com um olhar para a sustentabilidade, como o uso de orgânicos com tecnologia social. “É possível usar a tecnologia com inteligência”, salientou. Sobrinho lembrou como exemplo que há 5 anos não havia nenhuma produção agrícola às margens do Rio Madeira, o que passou a ser estimulado pelo Governo Federal junto aos ribeirinhos.
A quantidade de estudantes localizados na Zona Rural de Porto Velho também cresceu de 2,5 mil crianças em 2005 para 10,5 mil em 2011. “Junto com esse crescimento, vêm as estradas, a energia, as escolas”, lembrou. Por fim, anunciou que a capital deverá se transformar no maior pólo de peixe do Brasil após a instalação das hidrelétricas, que irão criar lençóis d’água a serem explorados. “Essa nova realidade vai criar cerca de 7 mil empregos na piscicultura”, adiantou.
Anselmo Jesus revelou que o Governo do Estado segue na busca de parceiros para os projetos do setor. Para ele, a parceria com o Banco do Brasil mostra que o Governo Federal viu em Rondônia um ponto estratégico para investimentos no agronegócio. “Quando todo mundo está participando, eu nunca vi nada dar errado”, afirmou.
Edivaldo Souza, superintendente do BB em Rondônia, lembrou que “ 33% dos empregos no Brasil estão hoje ligados ao agronegócio, e que 30% do PIB nacional provém desse setor ”, completou.
Fonte: Róbinson Gambôa
Foto: Medeiros
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)