Quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012 - 16h40
A tão aguardada Conferência municipal de Transparência e Controle Social (Consocial), foi iniciada nesta quinta-feira, 02, no teatro Banzeiros. Com o auditório de 220 lugares lotado, foi necessário que os mais de 300 participantes fossem acomodados em cadeiras dentro do auditório, um sinal de que a sociedade está disposta a debater sobre a melhoria dos mecanismos de controle da gestão pública.
O prefeito Roberto Sobrinho abriu a conferência dizendo que este é um marco no município e ressaltou que a prefeitura nessa visão de transparência tem o ‘Portal da Transparência’ no site da prefeitura www.portovelho.ro.gov.br, que cumpre todos os requisitos necessários para gerar clareza das ações da administração municipal. “A prefeitura tem uma visão muito clara do conceito de democracia participativa. A democracia requer que os setores da sociedade tenham um controle na apresentação e apreciação do que tem sido feito. A sociedade deve monitorar no dia a dia a real aplicação dos recursos. Nós apresentamos ainda na eleição de 2004 um plano de ação muito simples com as atribuições básicas do poder municipal. E desde início até agora 2012 temos monitorado as ações que fazemos para trabalhar a melhoria da qualidade de vida da comunidade portovelhense”, afirma.
Ele conta que em sua administração foram criados conselhos em todas as áreas, mulheres, infância e adolescência, educação, entre outros. “A sociedade deve exigir conselhos realmente participativos. Esta ferramenta ‘prestar contas’ da nossa administração é o que diferencia a nossa relação com a sociedade. É preciso saber que quando ocorrem desvios, o recurso que deveria ser usado para o interesse da população é desviado para fins particulares e deixa de atender a educação a saúde, por exemplo, e por mais que existam os controles de diversos órgãos, são ações como esta (de controle e transparência) que vão garantir a diminuição significativa de uso de enriquecimento pessoal. Parabéns a toda a Comissão Organizadora que está nos proporcionando um espaço para debates importantes”, disse o prefeito Roberto Sobrinho.
A mesa de abertura do evento foi composta pelo Prefeito Roberto Sobrinho; a Controladora Geral do Município, Cricélia Fróes Simões; os representantes do Conselho de Educação, Yêda Melo; do Conselho municipal de Cidades, Vinícius Meireles de Lima; da Confederação Nacional de Moradores, Washington Campos Vieira; da Central de Movimentos Populares, Eliel Cunha; da Comissão de Luta por políticas públicas dos Pescadores do Bairro Triângulo, Valdeque Mamedio; do Centro Nacional de Africaneidade, Marlene Monteiro; da Central Única dos Movimentos Populares, Luiz Máximo; da Associação dos moradores do Triângulo, Carlene Regis Vieira, entre outras autoridades municipais, estaduais e nacionais.
Estefani Monteiro, 38, representante da sociedade civil, falou da expectativa do evento. “Eu espero que haja a reorganização social e que a sociedade civil venha participar junto conosco, democraticamente, dentro do conceito da transparência social e engajar o papel do cidadão. Esquecemos de pensar e questionar o que realmente desejamos para o nosso município e país”, conta.
Fonte: Rebeca Barca
Assembleia Legislativa aprova crédito de mais de R$ 1,2 milhão para fortalecer o setor cultural
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão ordinária na terça-feira (23), o Projeto de Lei 1091/2025, de autoria do Poder Execu
Michelle Bolsonaro em Ji-Paraná para o encontro Juntas Transformamos o Brasil
A primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve em Ji-Paraná neste sábado (27) participou do encontro Juntas Transformamos o Brasil, promovido pelo Partid
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã