Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Pré-conferência da Agricultura é a realizada em Jaci-Paraná


A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) está promovendo nos distritos de Porto Velho uma série de reuniões denominadas de Pré-conferências da Agricultura. A última aconteceu na última quarta-feira (30), em Jaci-Paraná, onde estiveram presentes o secretário da Semagric, Leonel Bertolin, o vereador e presidente da Comissão da Agricultura da Câmara Municipal, Jurandir Bengala, representantes do Incra, Sedam, Emater, dirigentes de associações e cooperativas locais e diversos produtores rurais.

O objetivo das pré-conferências é realizar o levantamento de propostas quanto a programas que contemplem as reais necessidades da agricultura e do agronegócio dos distritos. As propostas poderão vir a ser incluídas no Plano Plurianual do Município. Em cada reunião são eleitos cinco delegados que defenderão a inclusão das propostas no documento final da I Conferência Municipal de Porto Velho, que será realizada no dia 14 de agosto, no Teatro Banzeiros.

Para fomentar os debates, a Semagric tem apresentado dez eixos temáticos, elaborados por seus técnicos, que de forma geral demonstram atividades que têm sido levadas a efeito em muitas localidades do município. São elas a bovinocultura leiteira, floresta plantada e recuperação de áreas degradadas, extrativismo e produtos agroecológicos, avicultura de postura e corte, grãos e agroindústria, cooperativismo e organização produtiva da família rural, pesca e aquicultura, mobilidade rural e transporte da produção, abastecimento e habitação rural. Os debates apontam quais eixos se aplicam às realidades de cada localidade, o que poderia ser suprimido e o que deveria ser acrescentado para atender às verdadeiras necessidades de cada local. No caso de Jaci-Paraná, além da proposição da Semagric, firam inseridos como pontos a serem contemplados por programas fomentados pelo município na localidade, também a fruticultura, a regularização fundiária e o cadastro ambiental, a cafeicultura e a horticultura.

Na Pré-conferência de Jaci-Paraná, também foram apresentadas propostas de ações pontuais que poderiam ajudar a dar maior segurança aos agricultores em seus trabalhos. Tal é o caso da proposição da Sedam para a formação de um grupo que reunisse representantes das próprias Sedam e Semagric, mas também da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Terra Legal e Incra. O grupo seria instalado com a função de acelerar os casos de regularização fundiária e cadastramento rural dos produtores. A proposta foi bem acolhida e o secretário da Semagric ficou de agendar a primeira reunião com os representantes dos órgãos.

Também foi apresentado aos participantes da reunião, por parte de Alexandre de Azevedo, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal, Socioambiental e Agropecuário (Ideflora), o projeto de produção de biodiesel a partir de bata-doce. O Programa poderia ser desenvolvido em apenas seis meses na região, contando desde a plantação até a produção do combustível, por meio de uma usina que poderia ser implantada na região. Tal proposta ficou por ser analisada pelos produtores locais para estudo de viabilidade.
Os cinco delegados eleitos foram Pedro de Oliveira Bodalo, Diogo Videira Solidera, Zelinda Miranda, Hermógenes Ferreira de Souza e José Soares.

O presidente da Associação Rural de Jaci-Paraná, Pedro de Oliveira Bordalo, elogiou os trabalhos da Pré-conferência de Jaci-Paraná e considerou muito produtivos os debates. “Vamos agora aguardar o que virá com a I Conferência de Porto Velho, no dia 14. Estamos confiantes que muitos bons frutos virão e a agricultura do nosso município passará a ter um novo perfil depois desse trabalho”, disse Bordalo.

Na visão do secretário Bertolin, a reunião se constituiu num grande acontecimento para a região de Jaci-Paraná. “Em cada local que temos passado com as pré-conferências vemos sempre solicitações diferentes de uma região para outra. Creio que vamos produzir um documento que realmente possa atender a todos. Isso deve significar a virada da situação da agricultura e do agronegócio no município”, afirmou.

Fonte:  Renato Menghi

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Em audiência realizada no Ministério dos Portos e Aeroportos, a deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) reuniu-se com o ministro Silvio Costa Fi

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)