Sexta-feira, 20 de abril de 2007 - 05h45
Representantes de vários povos indígenas que vieram a Brasília nesta quarta-feira (18) para participar do Abril Indígena foram ao Senado Federal para levar uma série de denúncias à senadora Fátima Cleide (PT-RO). Muitas etnias disseram ser alvo de uma campanha antiindígena por parte do governo de Rondônia, denunciaram a má utilização do transporte escolar no Estado, pediram a demarcação de terras e manifestaram preocupação com a construção das hidroelétricas.
Os índios alegaram ser perseguidos na região de Cacoal principalmente, depois de contradizerem a afirmação do governador Ivo Cassol (PPS-RO) de que há 1,5 mil garimpeiros na reserva de Roosevelt e um novo conflito está iminente.
Segundo os indígenas, não há nenhum garimpeiro na região e não existe nenhum risco de desordem. "Isso não passa de uma campanha contra os índios". Por conta dessa contestação, as etnias disseram ser vítimas de perseguição policial. "As polícias do Estado estão apontando arma pra gente", contaram.
De acordo com a senadora Fátima, o garimpo não será reaberto sem que haja o consenso da sociedade. "Não vamos deixar passar coisas que prejudiquem os índios. O próprio presidente Lula é muito sensível a essa questão", frisou Fátima Cleide.
Quanto à questão do Transporte Escolar, denunciam que quando precisam dos veículos nunca há disponibilidade. "Os ônibus não têm atendido os índios, fica difícil para nossas crianças irem a escola", alegam.
Os indígenas pediram a demarcação de suas terras e manifestaram grande preocupação com a construção das usinas hidroelétricas. Segundo eles, muitas dúvidas ainda perduram entre os povos indígenas quanto aos impactos ambientais na região.
Fonte: Henrique Cesar Teixeira
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde
A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) discutiu, mais uma vez, a atualização do Plano

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais
O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou um pedido da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e determinou a suspensão de operações de órgãos fede

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacaulândia (RO) recebeu, após 18 anos de espera, uma caminhonete totalmente equipada para fortalece

A Assembleia Legislativa de Rondônia está lançando, por meio da Comissão de Trabalho Temporária Para Elaboração do Planejamento Estratégico da Casa
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)