Sexta-feira, 16 de janeiro de 2015 - 18h14
Representantes do Porto Público da Capital e das distribuidoras de combustíveis Petrobrás, Raizen e Ipiranga, traçam estratégias para garantir a continuidade do abastecimento de combustíveis nos estados do Acre e Rondônia, em razão da possível enchente do rio Madeira em 2015. A mobilização ocorreu quinta-feira (15) no Porto Organizado de Porto Velho.
Segundo o diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias (SOPH) do Estado de Rondônia, José Ribamar da Cruz Oliveira, é importante buscar solução em tempo hábil para tranquilizar a sociedade a respeito da continuidade do abastecimento de derivados de petróleo. Segundo ele, o porto oferece condições de operações de descarga de combustível para que não ocorra interrupção do abastecimento.
“Essas ações conjuntas com as distribuidoras de combustíveis são de extrema importância para o estado de Rondônia em função da garantia do abastecimento dos postos, revendedores, consumidores e termoelétricas”.
A partir de fevereiro, há possibilidade das empresas de distribuição de combustíveis voltarem a operar no Porto Organizado de Porto Velho, caso ocorra uma nova enchente, para embarque e desembarque de granéis líquidos (combustível) no poligonal portuário.
A SOPH, administradora do porto, apresentou proposta com a intenção de celebrar o contrato de uso temporário seguindo os trâmites da Resolução Nº 2.240 – da ANTAq (4/10/11), cumprindo os seguintes requisitos: pagamento das tarifas portuárias relativas a tabela de serviços portuários; pagamento da ocupação da área disponibilizada; previsão de movimentação mínima contratual e investimentos relacionados ao projeto como forma de compensação.
Contratos de uso temporário, serão assinados entre a SOPH e a Petrobrás para posteriormente serem enviados à Agência Nacional de Transportes Aquaviário (ANTAq) para autorização, empresas que fazem o transporte de combustível operam nos Terminais de Uso Privado, especializados na movimentação de derivados de petróleo, localizados no Belmont.
No ano passado, em função da cheia que atingiu a cota máxima – de 19,74 metros –,causando a maior enchente já ocorrida na história da região, a movimentação desses locais atingidos foi transferida para o Porto Organizado, aumentando suas operações portuárias de carga e descarga em aproximadamente 33%.
Fonte
Texto: Antônia Nascimento
Fotos: Theo Pinto
Decom - Governo de Rondônia
“Tudo Aqui” atende população no Cacoal Shopping
O governador, coronel Marcos Rocha, inaugurou nesta sexta-feira (29), uma unidade do “Tudo Aqui”, no Cacoal Shopping. A instalação da entidade atend
Obras de pavimentação, saneamento e agricultura foram os setores contemplados São Francisco do Guaporé (RO), localizado no Vale do Guaporé, recebeu
Deputada Cristiane Lopes leva inclusão digital à Casa Família Rosetta com entrega de 20 computadores
Fortalecer a inclusão digital e apoiar os projetos sociais têm sido prioridades no mandato da deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista).
Mais de 2 mil pessoas participaram projeto “Cidadania no Bairro” promovido por Eyder Brasil
A 3ª edição do projeto “Cidadania no Bairro”, idealizado pelo deputado estadual Eyder Brasil (PL), atendeu mais de 2000 moradores no bairro Nacional,