Quarta-feira, 29 de abril de 2015 - 17h30
Porto Velho terá um Centro Socioeducativo com capacidade para adolescentes. A ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira (29) durante evento em que internos participaram com uma demonstração de capoeira. Segundo o governador Confúcio Moura, a obra atende os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
O Centro Socioeducativo vai abrigar 90 adolescentes e custará R$ 13 milhões, recursos oriundos do BNDES, através do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (Pidise). A unidade terá campo de futebol, ginásio poliesportivo, teatro de arena, espaço ecumênico, sala e oficina multiuso, escola, área para cultivo e sala de visita, entre outros.
O governador explicou que a Vara da Adolescência e Juventude pediu para melhorias no sistema de acolhimento aos menores infratores e que a iniciativa é um resposta à demanda. Ele disse que ainda que o modelo da obra é similar a outros do país, mas argumentou que não basta apenas apresentar um prédio bonito. “O jovem infrator deve receber o tratamento que assegurado por lei para que saia recuperado”, disse.
O secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga, explicou que o estado deve se preocupar com o adolescente que sai de uma unidade de recuperação, que deve ter todos os meios para que tenha uma vida como um cidadão comum.
Já o secretário de Justiça, coronel Marcos Rocha, que também é educador, usou sua história como estímulo aos internos presentes ao evento. Disse que perdeu a mãe quando ainda era criança e que não faltaram amizades que o chamaram para que enveredasse pelo mundo do crime. Segundo ele, quando passou no concurso para a Polícia Militar rememorou a situação de risco que tinha superado.
Ex-socioeducador, o vice-governador Daniel Pereira recordou que quando atuou na área, como gerente de setor, conheceu um interno portador de hanseníase que era ameaçado de morte pelos demais adolescentes. Após ser explicado que a doença não era uma ameaça ao grupo o menor passou a ser aceito. A família, entretanto, preferiu levá-lo para outro local e, na despedida, ele foi abraçado por todos os que antes queria mata-lo.
O centro socioeducativo está localizado no bairro Escola de Polícia, onde haverá, no futuro, uma Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp). A unidade vai contar com profissionais que terão a missão de proporcionar a transformação dos internos. O ambiente será de disciplina, mas que preservará a integridade física e psicológica dos internos, ao mesmo tempo em que buscará desenvolver valores éticos e morais.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Decom - Governo de Rondônia
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d