Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Porto Velho Shopping com obras em ritmo acelerado


CONJUNTO DE EMPRESAS GARANTE O RITMO ACELERADO DAS OBRAS PARA CONSTRUCÃO DO PORTO VELHO SHOPPING

Aos poucos, a paisagem do grande terreno que sediará o Porto Velho Shopping, localizado na esquina da Av. Rio Madeira com a Av. Calama, vai ganhando novo formato e novos integrantes.

Técnicos e funcionários de nove empresas especializadas na construção de grandes empreendimentos estão em Porto Velho para as obras do Shopping, são elas: Concreciti, responsável pela estruturas de concreto; a Prossolo e Pinheiro, ambas de Manaus, para as fundações profundas; a Stahldach (para coberturas) e a Tiroch especializada em locação topográfica digital. Além destas, estão presentes no empreendimento e com atuação igualmente expressiva, conceituadas empresas de Porto velho, tais como: a Hidronorte, executando as obras de macro drenagem e de terraplenagem, a TecnoServ executando todo o beneficiamento dos aços para estruturas e fundações, a Dinâmica com o controle tecnológico do concreto e a Matel com o apoio de infra-estrutura para o canteiro de obras. Atualmente, são 161 pessoas trabalhando no local, 91% de moradores da região.

As obras de macro drenagem e terraplanagem, correspondentes à primeira fase do cronograma de obras, Estarão sendo concluídas na última semana de novembro próximo. Foi feita a nova travessia do canal da Penal NE Av. Calama, com a participação da CERON, da Brasil Telecom e da CAERD, devido aos cuidados necessários para com as instalações e redes destas concessionárias existentes no local, de forma a não causar danos e em decorrência prejuízos para a população.

"Estas obras de infra-estrutura de macro drenagem, projetadas por profissional de larga experiência e profundo conhecimento das bacias hidrográficas da cidade, engenheiro Roberto Kuroda, necessárias para a implantação do Porto Velho Shopping, irão beneficiar, principalmente, a população do entorno do empreendimento e são resultado dos estudos de impacto ambiental para garantir um perfeito escoamento das águas de chuva e de contribuição pelo canal da Penal", explica o engenheiro Ricardo de Castro, gerente da Lindi, empresa gerenciadora da obra. A limpeza e aprofundamento do Canal da Penal, do outro lado da Av. Calama, fora do terreno do shopping, vai melhorar ainda mais o escoamento das águas.

FASE 2: FUNDACÕES E MONTAGEM DA ESTRUTURA DE CONCRETO A TODO VAPOR

Com o cronograma em dia, a empresa Prossolo deu início, há duas semanas, à etapa de fundações com a perfuração e concretagem das estacas tipo Hélice. Com as estacas concretadas, deu-se início às escavações e concretagem dos respectivos blocos de fundação pela Concreciti (foto).  Esta fase terminará na primeira semana de dezembro/07. A fabricação dos telhados já está em andamento, diretamente na sede da Stahldach em São Paulo.

A última fase do cronograma de obras - paredes, revestimentos, pavimentações, instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, condicionamento de ar e prevenção/combate a incêndio, estacionamentos e demais acabamentos - acontecerá de janeiro a outubro de 2008. O Porto Velho Shopping abrirá suas portas para o público, no dia 30 de outubro de 2008.

Obras de infra-estrutura beneficiarão diversos bairros

O Canal da Penal foi alargado e aprofundado. O trecho do canal que passa ao longo do imóvel que abrigará o empreendimento, será mantido limpo e livre por uma equipe permanente e específica de manutenção do Porto Velho Shopping. A capacidade da passagem sob a Avenida Calama será ampliada em duas vezes, em relação à capacidade atual.

Os engenheiros projetistas contratados pela Ancar, com experiência de mais de 25 anos em projetos de infra-estrutura urbana em Porto Velho, afirmam que o conjunto destas obras de drenagem irá melhorar as condições sanitárias das áreas situadas nas imediações, transformando as áreas degradadas em áreas urbanizadas. Afirmam, ainda, que o que se busca é eliminar o risco de alagamentos, através da melhoria do fluxo de água, beneficiando toda a população do entorno.

São diretamente beneficiados com as obras de infra-estrutura do Porto Velho Shopping os bairros Embratel, Marechal Rondon, Conjunto 22 de Dezembro, 4 de Janeiro, Pedacinho de Chão, Nova Caiari, Flodoaldo Pontes Pinto, Jardim das Mangueiras e outros.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), para deliberar projetos e também disc

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl