Sexta-feira, 25 de novembro de 2011 - 14h51
Porto Velho vai sediar nos dias 2, 3 e 4 de dezembro uma oficina para 60 multiplicadores sobre educação ambiental e agricultura familiar. A iniciativa faz parte de um projeto-piloto do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que escolheu duas cidades em todo o Brasil para dar início ao programa. Na oportunidade, estarão sendo capacitados técnicos e agentes ambientais dos quatro municípios que integram o território Madeira-Mamoré. Pela prefeitura de Porto Velho, estarão participando das oficinas agentes das secretarias municipais do Meio Ambiente (Sema), Agricultura e Abastecimento (Semagric) e Educação (Semed).
Para o secretário adjunto da Sema, Flávio Moraes, a opção do Ministério em trazer a oficina para Porto Velho é como um reconhecimento às atenções que a educação ambiental vem tendo na administração municipal. Em outubro, o diretor do MMA Nilo Diniz veio a Porto Velho participar do Seminário Municipal de Educação Ambiental, e voltou para Brasília satisfeito com o que viu. “Essa boa impressão dele certamente ajudou para que nossa cidade fosse escolhida para sediar essas oficinas”, salientou Flávio.
Grito da Terra
Conforme o secretário adjunto, a necessidade de se investir em educação ambiental voltada à agricultura familiar vem sendo discutida no Ministério há algum tempo, dentro do Programa Território e Cidadania. A demanda foi reforçada em abril deste ano, durante a manifestação do Grito da Terra, em Brasília. “Os próprios agricultores questionaram o fato de que as ações de fiscalização vinham aplicando punições, exigindo o cumprimento das leis. Ocorre que nunca apareceu ninguém para ensiná-los a proceder da forma correta”, disse, dando como exemplo as queimadas urbanas, em grande parte provocadas por práticas simples com a queima de lixo doméstico.
Segundo a assessora executiva da Sema, Adirleide Santos, que integra a equipe de organização do evento, também estarão participando das oficinas representantes de Ongs ambientais e associações ligadas à agricultura.
Fonte: Róbinson Gambôa
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar